B’z tocou com o Linkin Park, sabia?

seg, 19/09/2011 - 16:01 — iori

· · · ·

O B’z tocou com o Linkin Park pra levantar doações para vitmas das recentes tragédias no Japão. Mas faz quase um mês! E essa notícia passou bem desapercebida pela mídia ocidental sobre música oriental.

O B’z está em um canto aparte dentro do mundo da música japonesa para o público ocidental. Não é novidade que, por aqui, músicos japas só chamam atenção se forem visuais ou tiverem singles atrelados a algum anime.

Mas acho sempre chato ser lembrado de que uma banda como o B’z, uma lenda viva da música japonesa (e que, sim, tem várias músicas legais) é, em certas situações, praticamente “colocada abaixo” de bandecas visuais que quando muito mal valem o preço do CD.

Ou, no caso acima, o B’z é “colocado abaixo” do Linkin Park, uma banda mais nova e com habilidade musical menor, mas que é americana e mundialmente mais famosa. Afinal, a galera se agita toda no show do Linkin, mas não liga muito para o do B’z.

Por um lado, é natural que eles não se empolguem tanto com a dupla japa por não conhecer seu trabalho. Mas é justamente esse o problema. No mundo do showbusiness e do povão que o aprecia, muita coisa além da música em si define o que é bom e o que vai ganhar reconhecimento.

Pelo mesmo motivo, muitas vezes, o músico japonês só recebe o merecido reconhecimento por trabalhos instrumentais.

share · permalink reduzido

imagem de Zakh

Zakh disse:

seg, 19/09/2011 - 23:11

O B’z é a minha banda de rock japones predileta,mesmo,eles são ''lendas'' sim,já tão há uma no mercado da música,mas realmente a galera aqui no Brasil curte mais o VK mesmo e ás vezes bandas totalmente dispensáveis,eu acho que os estadunidenses já olham mais p/ bandas regulares(não visual)como o B’z.

Mas que bom terem chamado o B’z p/ tocar,mostra a relevancia da banda,é obviedade que o Linkin Park é o centro poís é uma banda global,o B’z tá representando o Japão!

imagem de iori

iori disse:

ter, 20/09/2011 - 00:20

Nos EUA é que nem aqui, a maioria das pessoas que curtem j-rock gostam mais ou somente de visual kei.

O B'z tem mais reconhecimento nos EUA de pessoas "da indústria", como os próprios músicos (Mike Shinoda, Steve Vai, etc).

Isso é justamente o problema. O B'z deveria ser tão "global" quanto o Linkin Park, ou mais. Mas claro, isso nunca vai acontecer.

imagem de Zakh

Zakh disse:

ter, 20/09/2011 - 02:43

''a maioria das pessoas que curtem j-rock gostam mais ou somente de visual kei''
Realmente,vc tem razao,mas eu acho que lá nos EUA as bandas que não são visuais tem mais espaço que aqui no Brasil por exemplo,embora a maioria prefira vk lá também,existem mais pessoas que só escutam exclusivamente vk no Brasil em proporção.
O B'z por ter esse reconhecimento "da indústria" como vc citou,seja também um dos fatores p/ reconhecimento,no caso é algo vantajoso,eles são ótimos artistas que merecem visibilidade.

imagem de iori

iori disse:

ter, 20/09/2011 - 11:13

Sim, só pela sessão asiática do Southern by Southwest Festival, em Austin, Texas, já tem.

imagem de Yorun

Yorun disse:

qua, 21/09/2011 - 21:55

HahAaAhSaH mas é que esse show foi ''secreto'',pequeno p/ poucas pessoas por isso não teve grande destaque na mídia.
Nada contra o B´z,nas news que surgiram pela net e tal,a banda foi dita como a maior banda que mais vendeu discos na história do Japão(eles falaram,não sou eu)convidada pelo Linkin Park.
E o detalhe é que eles tocaram em Los Angeles,p/ público do Linkin Park,por isso o B´z ficou em segundo plano,foi o B´z que tocou com o Linkin Park e não o contrário.Os estilos das bandas são diferentes,é por isso que eles não conheciam o B´z.

PS; Enquanto o B´z cantar em japones com melodias toda ajaponesadas,eles nunca vão ser uma banda global,vão ser uma banda japonesa de pop-rock,como muitas que tem lá no Japão.

imagem de Zakh

Zakh disse:

qui, 22/09/2011 - 23:46

Tudo que vc disse no último parágrafo é plenamente lógico,mas não creio que seja o objetivo da maioria das bandas de jrock e principalmente visual kei,se moldarem á um estilo pré-concebido p/ ter um reconhecimento mais amplo.

Não que não queiram sucesso,eles querem esse reconhecimento sendo associado ao seu meio e popularizar este,hoje vemos bandas de visual kei como Versailles fazendo turnês pela Europa e América Latina p/ um público que eles criaram,não um público de power metal exatamente.

Não imagino o B´z cantando em outro idioma que não em japones,de repente se adequando á um contexto musical eles não teriam o atrativo que tem.Como uma banda de pop-rock eles teriam que disputar público com outras bandas do mesmo estilo mundiais,estende a atuação,não é viável p/ bandas sem bons contratos(não que seja o caso).

No Japão a cena musical é bem estável,se vc vê a lista de cd´s mais vendidos do ano,verá artistas japoneses no topo e poucos artistas internacionais na lista,oque não acontece aqui no Brasil por exemplo,o sucesso mundial deles é lá mesmo e no restante da Ásia,como se fosse uma cena aparte.
Poucas bandas querem ter representação no estilo musical,desassociando-se do esteriótipo ''jrock'',''visual kei'' ,''música asiática'' e similares,como o DIR EN GREY.

imagem de Yorun

Yorun disse:

sex, 23/09/2011 - 22:45

E desde quando o DIR EN GREY tem estilo musical?
Mano eu tenho dificuldade p/ entender isso ''sucesso na Ásia'',na melhor das hipóteses o cara faz sucesso na China e na Coréia do Sul,pelo que me conste oque se escuta no Japão não se escuta muito na China e na Coréia,e vice-versa,tem a teoria de que há um boicote por lá HAHA,parece que eles são bem patrióticos.

Não adianta o cara fazer sucesso em Bangladesh,Mongólia ,Sri Lanka se ninguém conhece ele nos USA e Reino Unido e não tô falando em importância do país,pq a China e Japão são 2 e 3 potências econômicas,mas por serem escolas.

O problema é que as pessoas que escutam jrock parece que não escuta pela música,mas por sei lá gostar do Japão,tem nego pensando que jrock é estilo musical,eu escuto black metal nem por isso tenho que dizer ''oh eu escuto N-metal,música norueguesa,lá da Noruega'' sacou?
É por isso que só escutam visual kei e animesong.

imagem de Zakh

Zakh disse:

sab, 24/09/2011 - 21:58

''e desde quando o DIR EN GREY tem estilo musical''?
Hahaha e é aí que eles se inserem na cena do oeste.

Eu bem concordo com oque vc disse,talvez seja muito por isso que as bandas atuais já olham para um reconhecimento nos EUA e Europa atualmente,mas o visual kei em alguns casos e as músicas cantadas em japones prejudicam muito a aceitação,poís revela uma cena aparte.

Acho que esse fenômeno pop japones ainda é bem atual,se comparado com a cultura estadunidense que se popularizou aqui na década de 50,por isso o Japão sendo uma via alternativa seja popular entre os apreciadores de sua cultura,isso se deve principalmente pelo advento da internet aí poucas pessoas tem essa acessibilidade cultural no nosso país.
O problema realmente é que os artistas não são reconhecidos pelo seu trabalho mas por sua nacionalidade,oque não acontece com o Black Metal por exemplo haha ^^

imagem de Sixnine

Sixnine disse:

sex, 23/09/2011 - 02:11

A cara cada um tem o seu próprio gosto musical, a culpa não é das pessoas que gostam de VK ou de Linkin Park, é pelo próprio tipo de som que eles fazem, eles podem ser do rock mas ainda assim tem muita influência do pop japonês(Que não caiu muito no gosto Ocidental), mas que eles são lendas e músicos excepcionais ninguém pode negar.
Eles fariam mais sucesso só se todas as pessoas que gostam de Pop Rock pelo mundo conhecessem mais sobre a música japonesa, mas não é o caso, as gravadoras japonesas que deveriam divulgar mais, não só pelo Japão mas pelo mundo todo, mas parece que eles não fazem muito gosto.
Por exemplo, o Luna Sea pode até ser considerado Pop Rock por alguns, mas o som deles é único, eles criaram o próprio estilo deles, não existe uma banda no mundo que faça o som igual o deles, deste modo eles conseguiram uma base sólida de fãs pelo mundo, mas na minha opinião isso não aconteceu com o B'z.

imagem de iori

iori disse:

sex, 23/09/2011 - 15:03

Bandas como B'z, e até o LUNA SEA também, não têm o merecido reconhecimento pelo mundo só por serem japonesas e cantarem em japonês. Já são dois bons motivos pras pessoas não ouvirem.

Infelizmente, as pessoas ouvem determinado tipo de música por uma série de razões que não a música em si. O que explica, inclusive, o LUNA ter um sucesso mundial bem mais notável do que o do B'z. Gosto de LUNA muito mais do que de B'z, mas esta é também talentosa. O LUNA tem bem mais reconhecimento mundial do que o B'z, primeiro de tudo, porque vem do visual kei.

imagem de Sixnine

Sixnine disse:

sex, 23/09/2011 - 19:04

Ah não sei cara, acho que o Visual Kei mais assusta os ocidentais do que ajuda as bandas a se divulgarem, o modo de se vestir do B'z , sempre bem vestido e estilo galã na minha opinião é mais fácil para se divulgar no ocidente. Eu ainda acredito que seja pelo próprio som, o Luna tem influências do punk, ska e rock, eles criaram o próprio estilo de música deles, mas ainda assim o estilo deles esta mais para o lado Ocidental do que o Oriental. O povo japôneis gosta mais de música pop, o que explica o fato do X Japan e o Luna não estarem entre os recordistas de vendas de cds no Japão, diferente do B'z, L'arc e etc. Mesmo as cantoras pop do Japão que são sucesso absoluto na Asia, não fazem sucesso no restante do mundo, o som delas não é parecido com a Beyoncé, Lady Gaga e etc, que agrada o ocidente. Para os japoneses fazerem sucesso no restante do mundo eles tem que soar como uma banda ocidental, é triste mas é verdade.

imagem de iori

iori disse:

sex, 23/09/2011 - 22:50

Por esse final desse seu comentário, parece que você tá querendo ensinar o padre a rezar, haha! Mas beleza.

Ocorre o seguinte, tudo tem seu público. O visual kei é feito pra pessoas mais nerds, mais estranhas. E ocorre que, no Ocidente, quem simpatiza com música japa normalmente ou é descendente de japoneses ou é nerd que curte cultura pop japa (anime e afins). É aí que bandas visuais, ou que vieram do contexto visual, como o DIR EN GREY, têm mais audiência por aqui do que bandas de rock "normais" como B'z, BUMP OF CHICKEN e RADWIMPS, por exemplo.

Outro tipo de banda que faz sucesso por aqui são as que tocam nos animes. O pessoal passa a gostar do som porque associa ao desenho que gosta. É aí que uma banda não visual como o ASIAN KUNG-FU GENERATION também consegue um certo público por aqui, ao contrário de bandas cujo som tem alguma semelhança com o deles, como o próprio BUMP e o próprio RADWINPS.

Enfim, o B'z tem um som até mais ocidentalizado do que o LUNA SEA. O trabalho da dupla é mais semelhante com hard rock do que o trampo do LUNA com estilos ocidentais consagrados.