
Discordo: Shi-no - Música “comercial”? Rock “puro”??
DIR EN GREY · Discordo · Música · Rock Shock Waves · Shi-no
Hoje, na cena musical japonesa, são poucos os que demonstram seu verdadeiro “eu”. Muitas bandas não têm a diversão e o amor no que fazem, falta aquele sentimento. Em outros países sim, inclusive aqui no Brasil, ainda existe uma mente pura do que é o rock, algo sentimental e não tão comercial.
Shi-no
Ué, só porque um trabalho musical é mais comercial do que o outro, quer dizer que o cara não fez aquilo com sinceridade? Por que é que uma pessoa não pode simplesmente gostar de algo que seja do agrado da maioria? Aliás, até faz sentido. Se a maioria gosta, estatisticamente, é mais fácil o cara se incluir naquele grupo do que no outro, o que não gosta.
E como é que dá pra saber se uma pessoa está realmente curtindo o próprio trabalho ou não? Uma maneira simples é sua reação no palco durante um show, por exemplo. Os caras do DIR EN GREY já fizeram muitos com um desânimo sem tamanho — eu lembro, ainda tinha esperanças neles. Mas não parece ser o caso da maioria dos artistas musicais japoneses, pelo que se pode observar, por exemplo, pesquisando YouTube afora.
“Comercial” é o que exatamente? Algo mais simples? Já vi muita coisa “alternativa” (teoricamente, sem toda aquela intenção comercial) mal feita em termos técnicos, criativos, etc. Se um trabalho musical é mais comercial do que o outro, quer dizer que ele necessariamente tem qualidade inferior? Certamente que não. Especialmente quando o caso é rock, minha experiência pessoal diz o contrário. Hoje em dia, qualquer moleque pega uns instrumentos, se veste mal, faz uma barulheira e diz que tem uma banda independente, uma porra assim.
Acho que se a pessoa gosta tanto de música ao ponto de querer se dedicar mais para aquilo do que qualquer outra coisa — ou quase qualquer outra coisa — não tem satisfação maior do que poder viver de música. E aí, obviamente, você tem que vender. E ter que fazer algo que agrade um determinado público não é empecilho pra criar música de qualidade. Tem sempre exemplos famosos por aí. Alguns deles podem ser conferidos, por exemplo, neste blog ou no meu programa, Rock Shock Waves =)
E Shi-no, a produção da turnê e até o pessoal da Rádio Blast! que me desculpem, mas achar que “o rock é puro” ou uma porra assim num é adolescente demais não? Tem muita banda de rock por aí que tá mais preocupada em fazer pose e defender alguma “filosofia” do que fazer música boa de fato. Bela pureza essa...
Sobre
J-rock / j-music ~ resenhas, opiniões, dicas e gracejos.
ATENÇÃO: Este blog reflete as opiniões de iori. O conteúdo publicado aqui não representa necessariamente a Rádio Blast! ou qualquer um de seus outros integrantes.
resenhas / opiniões / dicas / gracejos![]()
O colunista
- iori
- São José dos Campos, SP
- Compositor
- Tocador de baixo
- DJ

Posts relacionados
- Ouça na.ku.shi.ro..., o segundo single da banda Personna
- Personna, banda brasileira de J-Rock/Visual Kei, lança seu primeiro single
- Show da banda PSYGAI na DDK, dia 15 de dezembro
- <font color=red><b>Exclusivo:</b></font> Conheça <em>Shisen</em>, o primeiro single da Banda ob'SEX'i[on]
- Concluídas as gravações do primeiro videoclipe da Banda ob'SEX'i[on]
- Banda ob'SEX'i[on] entra em estúdio pra gravação de música própria
- Ok Go lança novo clipe em parceria com a Chevrolet
- Google lança o Google Music
Últimas
Diablo III: Primeiras impressões (Por Tiano, a 19 de maio)
AF 2012 e ser um nerd pobre (Por FX, a 17 de maio)
BitsPlay 01 - Server Shutdown (Por FX, a 15 de maio)
Resenha: Show dos paulistas da Maestrick (Por Herb, a 14 de maio)
Mais informações e teretetês sobre o D! (Por sachi, a 9 de maio)

Hoje, na cena musical japonesa, são poucos os que demonstram seu verdadeiro “eu”. Muitas bandas não têm a diversão e o amor no que fazem, falta aquele sentimento. Em outros países sim, inclusive aqui no Brasil, ainda existe uma mente pura do que é o rock, algo sentimental e não tão comercial.
AMF disse:
seg, 27/04/2009 - 01:08
Lendo com atenção esse trecho da entrevista (ainda não li a entrevista toda), tenho lá minha centelha de dúvida se o Shi-no (sério, pra mim é A Shi-no D: ) foi mesmo mordido por um Richard Stallman radioativo (tanto que disse "algo sentimental e não TÃO comercial")...
Fora isso, de fato, música "com espírito" não é altruísmo. É visão de MERCADO.
(e lol, a situação do Diru é bem "Você Vai Continuar Fazendo Música?" do Skylab...)
iori disse:
seg, 27/04/2009 - 18:21
Boiei...
sachi disse:
seg, 27/04/2009 - 08:57
É uma questão realmente muito delicada essa. Quando se diz que o público no Brasil ainda acredita e conhece um "rock puro" nos referimos ao que? Ao público que vai a shows, faz qualquer barulho na platéia e sai dizendo que é super fã dos caras? Ou ao público que diz ser fã e se vê um tanto quanto fora de cena quando a questão é dicutir a música que dizem gostar? Diria que a "pureza" e "sinceridade" dos fãs brasileiros não passa de falta de argumento pra defender o que gostam, daí fica fácil simplesmente dizer "tal banda faz música com o coração, por isso eu gosto".
Cê tocou num ponto interessante no teu comentário, que é: 'nem tudo que vente é sem sentido'. Acho que é bem por aí mesmo.
Claro que também existe o lado de que para vender uma banda as vezes se transforma em algo que vai diretamente contra o que faziam antes e que agradava seus fãs, mas aí, a solução é parar de ouvir, claro.
iori disse:
seg, 27/04/2009 - 10:40
"Claro que também existe o lado de que para vender uma banda as vezes se transforma em algo que vai diretamente contra o que faziam antes e que agradava seus fãs, mas aí, a solução é parar de ouvir, claro."
Sim. Quem não gosta, não ouve e pronto, acabou. Mas o fato da banda mudar completamente -- venda mais ou venda menos -- não quer dizer que eles não estejam fazendo um trabalho sincero (ou seja, do qual realmente gostem e no qual realmente acreditam) e muito menos quer dizer que eles estejam fazendo algo necessariamente sem qualidade.
Tiano disse:
seg, 27/04/2009 - 13:47
É engraçado esse negócio de rock puro, rock alternativo.
Ser indie hoje dá mó grana por aí, okei.
Depois que eles ganham a maior grana, deixam de ser indies e viram rock comercial. Queritooon, ser pobre e ser artístico é muito século passado, desculpa.
Quero ver qualquer um dizer uma coisa dessas morando embaixo da ponte. Abraços.
iori disse:
seg, 27/04/2009 - 18:26
O que reforça meu "velho" texto "Música x Dinheiro".
Infelizmente, ideais não vão garantir itens básicos para uma vida normal e com um pouco de conforto: um teto, um carro, roupas, remédios e comida no prato da mulher e dos filhos...
Genko disse:
ter, 28/04/2009 - 09:31
Mais simples falarem diretamente com ele apos os shows! Acho que ele sabe mais do que qualquer um aqui o que e o cenario musical de la!
Nao e?
Abs.
iori disse:
ter, 28/04/2009 - 14:18
Não necessariamente. Hoje, com a Internet, é perfeitamente possível que um ocidental que nunca foi ao Japão saiba mais de música japonesa do que vários japoneses.
Mas num fica bravo não, um debate até ajuda a divulgar o cara e o show =)
Tuck disse:
ter, 28/04/2009 - 15:45
Para mim... é algo meio claro... música comercial é aquela que chega aos ouvidos do povo não pela qualidade e sim pela mídia e publicidade (nego aparecendo em evento, em comercial, música em propaganda... e por aí vai). A música comercial pode ser boa... em muitos casos é... mas se é comercial, foi porque sua publicidade foi melhor que ela hehehehehe...
E quanto a brasileiro que conhece mais de música que japoneses.. olha... o povo que visita jame, radio blast aí semanalmente... e tem a mente aberta e tals... com certeza.. e sem dúvida nenhuma... conhece mais músicas e bandas japas do que a grande maioria niponica. Assim como deve ter mto frances, ingles e o diaboaquatro que conhece muito mais a musica brasileira do qe nós ^^/
iori disse:
ter, 28/04/2009 - 17:03
Todo trabalho artístico, produzido independentemente ou não, por mais alternativo que seja ou o contrário, depende de publicidade e propaganda de algum tipo para chegar ao conhecimento das pessoas. Mas se um artista veio a ficar mais conhecido por campanhas de marketing ou pelo famoso boca-a-boca -- que não deixa de ser um tipo de publicidade -- aí, cada caso é um caso.