
Links
O que você não gosta de ler?
Debates · Educação · Literatura · Questão B! · Tiano · Tititi
Faz algum tempo, saiu num jornal aqui do Rio uma reportagem sobre os hábitos de leitura dos jovens brasileiros. Até aí, morreu neves, já que sempre sai uma coisa parecida pela vida. Essa, porém, apresentava uma direção diferente: apontar o porquê de os jovens não criarem nenhum gosto pela leitura, ou um gosto duvidoso. (“E por gosto duvidoso eu digo essas ideias crepusculares de vampiros em neon!” Tititi querendo causar uma guerra). Muitos responderam que a função da matéria “Literatura” não era a de ensinar a ler ou ter prazer na leitura, mas analisar secamente os períodos literários e demais burocracias do ensino.
Em parte, eu, Tiano, concordo com isso. A literatura do colégio pode chegar ao trauma, dependendo do como os professores tocam as aulas. Agora, não acho que colocar a culpa toda na escola seja a solução. Já fizemos Questões B! sobre livros e tudo mais. Muitos ouvintes disseram que em casa também não há nenhum incentivo para tirar os livros da estante decorativa. Sendo assim, eu acho que também vou colocar o foco do programa em outro tipo de pergunta, que é nosso título: “O que vocês não gostam de ler?”
E não só “o quê”, mas por quê. Se um livro parece insuportável, deve haver um motivo pra isso. Afinal, não podem ser todos os livros que incomodam um leitor jovem! (“Tiano, suas ilusões com os adolescentes me encanta. Sim, eles não leem nada e ficam no PC jogando Ragnaruto pela eternidade. Aceite!”) Aliás, isso que o Tititi falou reforça a ideia: vocês acham que as tecnologias substituem o livro como forma de entretenimento dos jovens? Seria o computador e a televisão responsáveis, também, pelo afastamento dos meninés das livrarias, salvo a parte que vende games?
Então espero vocês no nosso programa, esta quarta-feira, 22h. Participe e dê sua opinião, que é pra isso que aqui estamos.
Sobre
- Toda quarta
- A partir das 22h
- A cada semana, uma discussão diferente acerca de temas diversos, protagonizada por você, ouvinte crítico e consciente.
debates / críticas / atualidades![]()
Os apresentadores

- Fuyu
- De Fortaleza, CE
- Fã de L’arc~en~Ciel
- Quer seguir a profissão de jornalista e o que mais gosta de discutir no programa são questões sociais que afetam diretamente os jovens

- Tiano
- Rio de Janeiro, RJ
- Com o auxílio de Tititi, cão de pelúcia cheio de opinião
- Estudante universitário de Letras na UFRJ e professor particular
- Apresenta também o T!, toda segunda, à 0h, e o Blastionário!, toda sexta, às 22h
Posts relacionados
Últimas
Diablo III: Primeiras impressões (Por Tiano, a 19 de maio)
AF 2012 e ser um nerd pobre (Por FX, a 17 de maio)
BitsPlay 01 - Server Shutdown (Por FX, a 15 de maio)
Resenha: Show dos paulistas da Maestrick (Por Herb, a 14 de maio)
Mais informações e teretetês sobre o D! (Por sachi, a 9 de maio)

としあき disse:
seg, 17/05/2010 - 17:23
Eles dizem que o jovem não lê para vender os livro deles. É como se fosse um Marketing.
Maninhow disse:
seg, 17/05/2010 - 20:51
Eu acho que, em partes, o que falta é divulgação. Afinal, eu odeio ler um livro desconhecido e mesmo que eu goste, nao tenha com quem trocar ideias. Pois o jovem hoje em dia não se aprofunda em pesquisas nesta area de estudo. Como por exemplo, as aulas de literatura não chegam a ser divulgação, afinal, poucos alunos leem realmente os livros, e a minoria que ainda lê, não gosta. O interessante seria se cada um lesse um livro de um tema que achasse interessante, e logo apos lê-lo compartilhasse seu gosto literario e sua opinao com o resto da turma; e dependendo do que ele falasse do livro outras pessoas se interessariam pelo tema.
Já o computador, chega a ser um caso diferente, mesmo não sendo totalmente correto, eu baixo livros na internet, o que eu acredito ser muito incomum para pessoas da minha idade. Reconheço ser exaustivo ler um livro no computador, mas pesquisas em geral (como o blog do Questao B!) contribuem para a formação de opinião das pessoas, pode não ser uma história, e nem um livro de auto-ajuda, mas já gera um debate entre os amigos sobre determinados temas (Eu acho muito desagradavel ficar horas conversando com amigos sobre jogos, compartilhar conquistas, vitórias, derrotas, faz parte, porém é um assunto que não é construtivo e acredito que pouquissimas pessoas deixariam a diversao de um jogo para ler um livro que conta a história de Dante pelo Inferno). Bom, dos jogos a divulgação não vai sair, pois isso é prejuizo para eles.
O que realmente resta é a instrução de familiares aos filhos e etc. (Mesmo porque a familia sempre cobra dos filhos habitos de leitura, sendo que a minoria pratica, se eles se esforçassem mais para isso, provavelmente os filhos começariam a conversar e comentar sobre um livro com sua familia, o que futuramente geraria um leve gosto pela leitura, que poderia se desenvolver (ou não).
AMF disse:
seg, 17/05/2010 - 22:35
Interessante. Esse lance todo de literatura isso, literatura aquilo bem me lembra de uns comentários daquele outro post sobre leitura, no qual contestei o fato de leitura ser "se e somente se livros físicos".
E respondendo à pergunta inicial, não, não gosto muito de ler obras de ficção (prefiro assisti-las). Mesmo nos mangás cheguei a perder interesse. Leio mais jornais, revistas, blogs, artigos, etc., tanto offline como online.
Felipe Braga disse:
ter, 18/05/2010 - 05:26
Post bastante interessante.
Concordo com o fato da literatura na escola ser algo simbólico, não incentiva a leitura, só mostra aos alunos livros famosos da época dos nossos pais, mais que ninguém quer ler.
Também acho que hoje em dia a literatura é muito modista, como Harry e Crepúsculo,
são livros que vendem mas que na minha opinião não nos passa nada de novo, outro coisa é pela discriminação de quem ler livros de editoras como a vaga-lume, que possui livros simples de historia cativante e curtas.
E respondendo a pergunta, não gosto de ler livros de gosto duvidoso e principalmente odeio esses novos livros sobre vampiros.
Gosto de ler livros com temas religiosos e de conspiração ou livros que nos conte uma historia que no leve a refletir sobre nossa atitudes e nossa visão do mundo,gosto de ler posts, mangas e artigos mas geralmente online.
Bruno Dourado disse:
qui, 20/05/2010 - 10:37
acessando a internet nos lemos mais q lendo um livro
XXX86 disse:
qui, 20/05/2010 - 14:11
odeio ler livros q a escola pedi ainda tem q compra e e pra faze prova sobre o livro e dps o livro fika mofando pq n me interesso + neles... n estamos na pre historia! temos acesso a internet e boms filmes pq n pedem prova sobre filme!? e mto melhor.
Sandslash disse:
qui, 20/05/2010 - 14:21
"acessando a internet nos lemos mais q lendo um livro"
Isso é só no seu caso (e no meu, e de mais alguns xD). Por exemplo: Todos os que comentaram aqui leram esse post (pelo menos espero que tenham lido), mas eu conheço MUITAS (MUITAS mesmo) pessoas que tem "preguiça" de ler posts como esse e não lêem simplesmente porque acham que é "muito texto". Então, sem chances que essas pessoas teriam interesse em um livro.
Mas também concordo que divulgação ajudaria, e muito (se você não procurar saber, você não toma conhecimento de quase nenhum livro).
No meu caso, eu leio pouco (mais ou menos um livro pra cada 2 meses) e prefiro ler os conhecidos (sim, EU gosto de Crepúsculo/Twilight, mas isso não vem ao caso), mas também já li alguns um tanto "desconhecidos.
Mas eu leio bastante na internet ^^
Junior disse:
qui, 20/05/2010 - 21:25
Cara antigamente eu não lia muitos livros por causa da televeisão e do videogame agora hoje em dia com a internet busco varios temas que me interessam , pra mim um dos meios de comunicação que não incentiva a leitura é a televisão.Detesto ler sobre revistas de fofocas,temas sobre os famosos não vejo beneficio nenhum em ler sobre isto.Se não fosse meu computador eu não teria nenhum meio de buscar certos livros e tambem com a televisão não podemos dizer que aproveitamos o suficiente da história muitas pessoas que conheço afirmam que há certos livros que são muito melhores que os filmes dois exemplos atuais seriam Harry Potter e Percy Jackson O ladrão de raios.
Roxie Rocks disse:
qui, 20/05/2010 - 21:34
Eu adoro ler.
Na verdade, eu gosto de ler e escrever fanfics, mas não troco fanfics por um bom livro, chego a ter uma lista de autores favoritos, nacionais e internacionais. Também chego a assustar as pessoas com a velocidade de ler livros, o meu recorde é um de mais ou menos 200 páginas em seis horas de um mesmo dia.
Mas isso porque eu simplesmente gosto de ler, não foi a escola que me ensinou a gostar de ler, nem me lembro de ver meus pais lendo alguma coisa até eu ter quinze anos de idade, mas eles sempre me incentivaram e davam livros na minha mão e diziam para eu ler e que eu poderia gostar.
Não nego que eu prefiro ler autores e livros conhecidos, mas já me aventurei em títulos e autores desconhecidos e gostei.
A mídia também não ajuda muito, não culpo a internet nem a televisão por ter poucas crianças e adolescentes que gostam de ler, mas dificilmente numa novela eu vejo personagens com menos de sessenta anos lendo um livro ou um filho de família rica estudando.
As revistas para adolescentes não ajudam muito também, porque elas recomendam a leitura de livros que já estão na mídia ou que tenham um filme em lançamento ou lançado. Duvido muito que muita gente que leu Harry Potter e Crepúsculo tenha lido antes que começassem a falar dos filmes da série. Não estou dizendo que as obras citadas acima são ruins, são boas, eu mesma li todos os livros das duas séries, mas li as duas por recomendação de amigos, não por causa dos filmes. Mas essas revistas nunca falam para você ler um livro "desconhecido".
Por fim, eu acho que o hábito de ler e de gostar de ler vem mais de dentro de casa do que de dentro da escola.
Bjos Roxie
Diferente disse:
sex, 21/05/2010 - 12:29
Ora....essa história de que o jovem não le por falta de incentivo é lorota...eu comecei a le com 5 anos(ta...eram os gibizinho da turma da monica, mas eu lia!) hoje em dia eu leio uma media de 800pgs por mes, mas quando to com algum livro novo posso passa d 1000pgs por mes tranquilo, e de tanto livro q eu trazia do colegio miha mãe resolveu le tbm, agora nos dois temos o hábito de ler.
quanto a "O que eu leio", varia desde crepusculo e harry potter até A Cabana, A menina que roubava livros, a sétima torre, Ethel Drüm e por ae vai, ou seja, o que aparece na minha frente por tempo suficiente, eu leio ^^
Sakura Ikari disse:
sex, 21/05/2010 - 15:05
"Tiano, suas ilusões com os adolescentes me encanta. Sim, eles não leem nada e ficam no PC jogando Ragnaruto pela eternidade. Aceite!" Eu não sei se morro de iri ou de chorar com uma alegação dessa.
1º porque Naruto não é só um jogo, é um mangá e as pessoas costumam le-lo pela interne. 2° porque eu tenho a Coleção completa de House of Night no pc e estou esperando serem lançados todos os livros para compra-los de uma vez só, e não é um livro muito divulgado.
Talvez o que faltou na pesquisa foram sites de debates de livros, e pergunta a jovens que acessão esses tipo de blog.
Particularmente detestei a serie Twilight porque acaba com a literatura de Bram Stoker e seu vampiro, e só estou falando que não gosto porque li todos os 4 livros D =.
E gosto de livros literarios, meus favoritos são Os Lusiadas e o auto da barca do inferno.
E só pra constar leio em média 2 livros por semana. Acho que é razoável para "jovens que não leem nada" .
Katrina disse:
sex, 21/05/2010 - 17:50
A geração posterior à nossa foi responsável por tudo o que é o mundo da nossa geração, assim como a geração posterior aos nossos pais é resonsável pela geração posterior à nossa. -qq mas entao neh... sim! os familiares são culpados pelo interesse literal gerado pelo adolescente ~
mas cara, qual foi essa de falta de divulgação o-o'''? A Literatura na escola tem a função simples de estudar a literatura e nada mais! Como qualquer cultura útil, a literatura mais interessante - a que não é divulgada - vai ser encontrada por aqueles que simplesmente procurarem na internet, o que inclusive é bem fácil (Google pô <_<). Mesmo sem a internet é só saber onde procurar...
Essa coisa de modismo é realmente frustrante, afinal. Como fonte confiável e honesta, eu li Twilight antes de sair batendo na autora. A escritora, inclusive até é boa, mas a história da série é tão ruim e vendida que não me permito nem lembrar do nome dela. Ela verdadeiramente fodeu a cultura gótica ;/ mas blz.
A tecnologia não impede o desenvolvimento pelo interesse literal. Por vezes ainda pode ajudar, mas como é geralmente mal ultilizada acaba por corromper mais ainda a mente dos cidadãos que já tinham pouca esperança de salvação.
eh Respondendo à pergunta inicial... o que eu não gosto de ler eu não descobri de todo. Mas gosto é muito pessoal. O que nenhum adolescente gosta de ler - ou pelo menos a massante maioria - é o que já responderam por aí ... os livros que a escola pede, que têm que comprar e depois ficam mofando... ''pré-históricos" u_u e (nãoseiporque) os mais intelectualmente desenvolvidos, com autores gramaticalmente perfeitos.
entom... voto para culparmos nossos pais :)
Neil disse:
sex, 21/05/2010 - 17:59
Ninguém vai ser sincero e dizer que não gosta de ler porr* nenhuma?
Hector-san disse:
sex, 21/05/2010 - 21:51
Ler mais acessando a internet do que um lendo livro??
nossa que estoria é essa?? sera q minha geraçao já esta perdida?
porque pelo que todos nos sabemos a internet é um otimo meio de informaçao e troca de ideia, mas nada pode substituir o habito de abrir um bom livro de papel e viajar nele (tabom, talves o Kindle ou o Ipad possam concorrer).
Dissem q é necessário ter insentivo da familia pra começar a ler, isso é em parte um grande mito, eu cresci em uma familia q se reunia a noite cada um com seu livro, mas tenho amigos q no possuem um livro interessante em casa e sao avidos leitores.
Podem disser q livro é caro e q é dificil ter acesso a livro q satisfaçam o leitor, mas tambem nao é desculpa pois hoje existe a INTERNET, onde se pode baixar livros (msmo sendo meio antietico etc.) ou comprar livros usados tbm por ela.
Nao gosto de literatura do colegio, msmo o professor passando filmes e fazendo provas sobre eles, mas por uma questao de gosto proprio, é chato é mas é importante mostrar pras pessoas q so leem "os vampirinhos e cia." o q é um livro bem elaborado com conteudo critico e revolucionario, como Memorias Postumas de Brás Cubas, tema de pos graduaçoes ate hoje em todo o mundo (nunca li mas sei q é importante e respeito).
E por esse comentario do Bruno é perceptivel q a internet e os jogos estao sim substituindo o livro. Mas nao culpo a internet, a tv ou qualquer outra coisa q inventaram depois do livro seja a culpa pelo "esquecimento" deste, mas sim a sociedade q eta aceitando isso de uma forma cada vez mais normal.
(e duvido q pessoas q nao gostam de ler irao ler esse meu coment todo ^^)
Gaia disse:
sab, 22/05/2010 - 17:40
Eu prefiro ler as histórias de games tipo Xenogear, FF1,2,3,4,5,6,7......, basicamente todos jogos rpq(não mmorpg).Para mim os jogos rpg são um tipo de livro só que você interage com a história e/ou pode até mudar o rumo dela.
Acho que é por isso que hoje em dia os jovens não lêem muitos livros, e claro a falta de divulgação também influência.
Luke Kido disse:
sab, 22/05/2010 - 19:42
Cara,acho que o único problema aqui foi um comentário generalizado :/
A carapuça não me serviu,e não to fazendo escândalo por isso
Mas concordo até mesmo com a generalização feita,pois os parâmetros em questão se dão à o quê? 98% da nossa juventude "Malhação-Sessão da Tarde-Naruto-MMOG" ? :/
Massificação de informação pobre de cultura [não querendo julgar nenhuma cultura,mas sim dizendo que NÃO HÁ cultura quase que alguma no atual fluxo em massa de informação].
Um assunto á se pensar :/
Jonat_han.01 disse:
sab, 22/05/2010 - 21:09
Sinceramente.
Não leio livros. E não estou mentindo que não é por questão de gostar ou não. Simplesmente o hábito da leitura não é influencia desde a infância. Nós (e quando digo nós, falo por todos aqueles que tiverem uma oinião igual a minha.) não somos incentivados e tampouco motivados a leitura. Motivo... Falta de exemplo, baixa motivação, baixa mobilização por parte dos meios mais populares, a baixa demanda de certos livros que não sejam apenas material de estudo, e preços. Sim. Um dos muitos vilões são os preços muitas vezes exorbitantes de certas obras. Sei que isso também se deve ao fato da procura e demanda. É difícil deixar um produto a um preço um pouco mais acessível, sendo que a busca por ele é baixa.
Nos meios que temos hoje (internet, teleivisão, rádio...) a divujgação de livros é baixa. Sendo que a acessividade aos mesmo é, em certos pontos, mais fáceis que aos livros. Geralmente somos levados ao mundo televisivo por nossos pais. Somos levados ao mundo virtual por nossos amigos. Mas raramente temos quam nos guie ao mundo fantasioso dos livros. Nas escolas, vemos livros e leitura como uma obrigação torturosa. Em minha opinião isso se deve ao fato de não podermos espressar opiniões tampouco termos de fato escolha sobre as obras que nos são oferecidas. Certo que a obrigação de escola não seja nos doutrinar nem nos guiar ao hábito da leitura. Mas necessitamos de apoio.
Em meu caso mesmo. Sim. Gosto de ler. Sim. Já li alguns livros. Sim. Já li livros da escola para trabalhos literários. Sim. Eu os odiava. Mas ainda sim eu gosto de ler. Não tenho o hábito de ler livros, pois não tenho muito acesso a eles, nem muitas sugestões de títulos pois não tenho sequer um amigo com tal hábito para me indicar bons títulos. Mas uso a internet e leio sim. Atraves de um dos parceiros da RB! Mas não são histórias profissionais. São amadoras. Histórias escritas por pessoas comuns. Histórias ssem fins lucrativos. Histórias fantasiosas e não. Originais e não. Mas é uma forma de exercitar a leitura. Não sei se isso conta exatamente como ter o hábito da leitrtura, mas eu leio sim. Muito. Todos os dias. E gosto disso. Gosto de ler e escrever.
Mas acho sim que a tecnologia, junto de outros elementos, estão substituindo os livros como forma de entretenimento dos jovens. E acho isso ruim. O problema principal é: O que fazer para contonar esse guadro?
Bem. É isso. Flws pessoal.
hele disse:
qua, 26/05/2010 - 14:29
Bem, eu gosto de ler, mas eu me enteroço pelos livros meio q assism:
vejo o a capa, contra-capa, titulo, imagem de fundo e o conteudo q esta por fora, geralmente é assim pra mim.
e na minha escola os profesores meio q obrigam a ler, só q eles levam uma variedade de livros pequenos e médios e não pode pegar ainda os livros gigantes da escola porque a biblioteca é nova e tem q catalogar os livros
:(
e eu nãotenho dinhero pra comprar todos os livros q eu gostaria q são um tanto desconhecidos.
eu onestamente não gosto de livros de poesias, raramente leio eles, e minha fome de livros começou com:
A menina que roubava livros, bem propio não?
Sonado_Alaikor - um professor de história inconformado disse:
qua, 26/05/2010 - 22:21
A forma como se desenvolve a leitura nas salas de aula esta errado e não esta. Esta porque se baseia na lógica que o aluno vai a escola para aprender não para desenvolver hábitos básicos, sem levar em conta que os pais já não mais passam certos valores e hábitos a seus filhos, tendo eles mesmos muitas vezes abandonado os mesmos. E não esta, porque professor não é pai, não é mãe e se o aluno não quer aprender azar o dele (e dos pais)!
Só leio quando gosto, mas obras como a citada pelo 'tititi' que são depreciação a culturas (no caso a contra-cultura gótica) alem de serem em essencialmente uma blasfêmia deplorável, são também dignas piadas.
Caso alguém se ofenda, por favor, vá ler Crônicas Vampirescas, Dracula, Nosferatu ou Bela Lugosi e não me incomode!
Sonado_Alaikor - um leitor disse:
qua, 26/05/2010 - 22:34
Vagalume é ótima para ensinar alunos mais jovens. Eu lia!
A idéia de cada aluno ler o que quer e discutir em sala é besteira. A maioria dos adolescentes não iriam ler da mesma forma.
Os professores de literatura poderiam usar livros de linguagem mais acessível, guardando "Don Casmurro", "Memórias Póstumas", "Divina Comédia" entre outros para o ensino médio, quando os alunos teriam maior maturidade para compreender que os autores estão fazendo analise, critica ou indagação sobre temas de seu tempo, eu como historiador tento encaixar as matérias com o professor de literatura para ensinar meus alunos que as pessoas no passado tinham problemas e como isso se transformou nos problemas e acontecimentos de hoje.
O problema é que muitos professores de literatura mantem o pensamento do século XIX de que o aluno é um vazio a ser preenchido pelo professor, e não é assim.
ana glaucia disse:
qua, 26/05/2010 - 23:03
Bem eu sempre gostei de ler e garimpar livrarias e sebos atrás de titulos e autores não tão populares, leio deste poesias, classicos , ficção, fantasticos aos atuais neo age ,gibis , auto ajuda, romance de banca, mangas e atualmente fics e fanzines.Não acredito que o computador e a tv e tão comentado livro digital irá substituir o livro. O que acontece é que os livros em sua maioria são caros,não existe divulgação de autores e nas redes de ensino muitas vezes não existe o incentivo de ler um livro por prazer , mas sim uma obrigação que deve ser analisada e enquadrada em um determinado conceito literário muitas vezes seguindo uma lista de livros a ser lidos .Alem disso vivemos em uma cultura de não leitores aonde um livro faz mas sucesso se for transformado em um filme , novela do que na sua versão impressa.A leitura e a pesquisa e´um hábito que deve ser cultivado ainda na pré-infancia assim se tornará uma rotina de diversão e conhecimento.
Anderson_Ictus disse:
qui, 27/05/2010 - 13:11
quer deixar uma população burra... tirem seus livros...
e quando falo de livros... quero dizer de toda forma que te liga a um outro ser via leitura... tipo... jah ouvi uma vez que quem lê um livro, na verdade, está ouvindo o proprio autor desse livro!!!
enfim, os jovens não tem habito de ler porque não tem sede de conhecimento(em grande parte... claro), ler um livro em bem mais instrutivo do que aulas ou palestras... um livro sempre pode ser mais detalhista e aprofundado... sem livros o povo eh burro!! e tenho dito!!. (ponto final) ... talvez isso explique o pq de não haver divulgação de livros... pense que nenhum politico quer comandar um povo inteligente... entendeu???