Otakus, qual o seu problema?

sex, 09/04/2010 - 15:45 — Tiano

· · ·

Já tá todo mundo sabendo da última pancadaria virtual, né? Walcyr Carrasco, autor de novelas da Globo, twittou que estava no Japão, e que sua próxima novela provavelmente seria sobre o país. Reza a lenda que, em algum momento, ele deve ter dito que haveria um personagem otaku, mas isso realmente pouco importa. O que importa é a reação dos ditos otakus, criando uma tag #otakuscontraglobo no Twitter e arrumando uma guerra contra o novelista.

Bom, essa é a informação. Agora, eu pensei numa coisa, queria dividir com vocês. “Otakus” são estranhos. Ah, não vem não... São estranhos sim. Vai me dizer que sair com orelhinhas de bichinho é normal? E não, não estou falando que é ruim, só não está na norma, o que se faz normalmente. Por mim, vocês podem sair todos vestidos de Pikachu, eu vou achar uma gracinha. “Isso, Tiano, vai rolar uma tag de #otakuscontratiano, já já.” Bom, o que eu acho engraçado é uma “minoria”, um grupo/tribo/seiláoquevocêsvãochamar que reage tão mal a influências externas. Otakus — e aí vamos juntar todo mundo que gosta de cultura japonesa no meio —, de certa forma, sacralizaram aquilo de que gostam de tal forma, que acabam excluindo até aqueles que gostam do mesmo que eles, mas não parecem true o suficiente.

Vão me desculpar, isso me parece algum tipo de psicose. Na contramão, o grupo Os Seminovos grava uma música que logicamente satiriza os gostos do mesmo grupo, “Ela É Otaku”, e não vi ninguém esbravejando e falando: “Tá errado, o certo é ‘ela é otome’, DUH!”. Por que será? Porque o grupo musical é “do underground” e pouco famoso? Ou porque lida com o humor e isso é certo, mas escrever uma novela é errado... por?

Precipitadamente, acham que seu grupo vai ser ridicularizado. E, com essa atitude, prova que não precisa da ajuda de um novelista. Ao se fechar num nicho, esquecem que “ser otaku” não é profissão, religião, nem nada mais que um hobby, um gosto. Se a ofensa é tão grande, peralá, algo está errado. Talvez nós, amantes da cultura japonesa, façamos a coisa da forma errada. Em vez de divulgar, a grande maioria quer ficar com esse lazer só pra si. Queridos, se só te resta isso para proteger, reveja as direções da tua vida. E são os mesmos otakus que sofrem bullying nas escolas, mas querem defender sua coexistência, exigindo uma aceitação que os próprios não demonstram.

Se você não concorda com o que aqui foi exposto, ou quer adicionar, o espaço pro debate (não pra se degladiarem) está aberto. E espero que o pessoal se manifeste mesmo, porque ainda não consigo compreender qual é a graça de se defender uma cultura como exclusiva.

share · permalink reduzido

imagem de AMF

AMF disse:

sex, 09/04/2010 - 16:05

"e aí vamos juntar todo mundo que gosta de cultura japonesa no meio"

Exatamente. É como postei no Nhenhenhé: "aqueles que cruzam o mar mudam de céu, não de espírito". Quando a MTV lançou aquele blog, lembra?, o JRock, o pessoal pegou-os pra Cristo.

É como se os otakus gostassem desse status de "minoria oprimida pelas classes dominantes".

imagem de Lady Nemeses

Lady Nemeses disse:

sex, 09/04/2010 - 16:06

Mais um post polemico.

imagem de Mônica

Mônica disse:

sex, 09/04/2010 - 16:23

Muito bom.. XDD
disse tudo.. otakus/otomes n devem se separar do resto do mundo..!!!
Vamos pensar gente..!! isso pode divulgar mta coisa sobre essa tribo.. ^^
OBS: até q o Walcyr Carrasco é um bom autor de novelas.. n vai fikr tipo as novelas do Manoel carlos...*eca

imagem de iori

iori disse:

sex, 09/04/2010 - 19:16

Eu acho que devia fazer uma novela tosca mesmo, com tudo estereotipado e bem estranho! Eu quero é ver o ocooooooo! =D

imagem de anjosarda

anjosarda disse:

sex, 09/04/2010 - 20:57

É difícil. A Globo consegue se superar e cada vez mais presentar de forma ridícula a temática na qual trabalha.
Não podemos generalizar e dizer que os participantes desta campanha #otakuscontraglobo estão lutando contra a difusão da cultura japonesa, pois é claro que o motivo do protesto é o estereótipo, a superficialidade, a imagem equivocada que se passará.
Será difícil me fazerem engolir que os Otakus estão contra propagação da cultura japonesa. Graças a eles, em eventos, nas ruas, nas escolas, na internet, a cultura japonesa está cada vez mais presente. Claro, não são os únicos responsáveis, mas sua importância é mais que evidente.

imagem de AMF

AMF disse:

sex, 09/04/2010 - 23:03

Esse comentário só demonstra o post do Tiano so far, em vez de responder as perguntas do post.

Sério, ainda não entendi qual é o "ridículo" da Globo e a "imagem equivocada" que vocês tanto temem. E as "imagens equivocadas" que temos de outras culturas? Bruxaria, sabia?, pouco tem a ver com o que se vê na mídia (aranhas, morcegos e outros bichos "asquerosos"). Será que as bruxas "tr00s" realmente se importam? Deveriam?

Outro exemplo? Vampiros. Não se transformam APENAS em morcegos. E nem vou entrar no mérito da Saga Crepúsculo, senão o comentário vai ficar gigantesco.

Enfim, parece até que ser otaku é tipo ser da maçonaria, sei lá...

imagem de Kaaaren

Kaaaren disse:

sab, 10/04/2010 - 14:57

isso tá chegando a um ponto, que os prórpios 'otakus' estão começando a ridicularizar a sí mesmos , e isso dentro da própria 'cultura otaku' deles, porque, outros 'otakus, ou seja, pessoas que gostam das mesmas coisas que eles e tal, ' já acham esse tipo de atitude ridicula .
e isso começou desde quando a mtv lançou aquele blog sobre JRock no site deles .
Eu realmente não tenho opnião sobre a coisa toda de 'globo ridiculariza qualquer coisa' , porque, eu nunca parei pra assistir uma novela da globo, mas enfim, eu até fiquei orgulhosa quando aquela novela, caminho da índias (?) ganhou o premiozinho lá de sei lá oquê, mas pouco importa o premio, mas meio que, divulgou as novelas brasileiras, uma coisa assim :) . Então, a coisa não deve ser ruim assim , e esse nhénhénhé todo já tá começando a ficar exagerado da parte deles . E eu tbm, realmente não consigo ver a graça, de 'isolar' a tribo . ._.

imagem de PDM Rick

PDM Rick disse:

sab, 10/04/2010 - 21:01

Eu acho que foi um pouco precipitado a açao dos Otakus em ficar contra o escritor so pela novela ser sobre o Japao. Mas caso fosse confirmado que haveria um otaku na novela eu aprovaria a atitude e tambem estaria contra esse escritor.

Voces nao analizam o que esses escritores idiotas fazem com as novelas. Exemplo aquela bosta de Caminho das Indias. O cara tenta passar uma imagem de pais perfeito. Na verdade a India eh uma merda. O Ganji nao eh bonito, nao eh milagroso, tem corpo boiando naquele riu e o povo ainda bebe a agua de la.

Os otakus nao querem guardar a cultura para si, eles apenas nao querem que venha um altorzinho de merda, fassa um personagem totalmente fora do contexto real. Criando um otaku que nao tem nada a ver com o que sao na realidade e provavelmente colocando mais gente contra os otakus.

E por que dessa atitude precipitada? Porque tudo o que vem dessas novelas da globo eh merda e fora da realidade. Para nao correr o risco de vir um personagem que vai esculhambar com os otakus mais do que ja sao, se adiantaram para nao correrem risco nenhum de terem sua cultura difamada e rebaixada, a nivel nacional

Provavelmente, um personagem com base na cultura japonesa, seria um Nerd pervertido. Podemos ate ser isso, mas todo mundo ja olha mal pra gente, se uma coisa dessas ir pro ar. Todo mundo vai ficar contra os Otakus, inclusive familia e conhecidos.E sejamos francos, nos ja temos opressao de mais.

imagem de Tiano

Tiano disse:

dom, 11/04/2010 - 11:40

1- Reforma ortográfica já.

2- As novelas brasileiras são, pasmem, o maior produto de exportação cultural do país. Ganha-se mais dinheiro vendendo pra fora do que passando por aqui as novelas. Esquisito, não?

3-Esse comentário merece resposta no programa. =)

imagem de Larissa

Larissa disse:

dom, 11/04/2010 - 12:08

eu achei a tag bem exagerada e precipitada,pois nem sinopse da novela aida não tem e não se sabia o quanto e o que do Japão iria ter,a novela vai ser(?) das sete, nem vai ser das oito(que é mais séria,mais dinheiro e tal).

no começo fiquei com um pé atrás pq as novelas da globo não apenas expressam a visão do autor(como o Walcyr disse que expressam) mas também formam a opinião do público(tem a questão dos estereótipos e tal).

a notícia que chegou a mim não falava sobre personagem otaku (e tinha tbm as fotos dele em Harajuku),ele (e a Glória
Perez) nem sabiam o que é otaku antes da tag e parece que agora vai ter sim um personagem otaku.Eles (Walcyr e Glória Perez) procuraram saber direito o que é otaku e agora eu acho legal a idéia de um personagem assim,se tiver humor vai ser bem divertido e tal.

imagem de Tio Zé

Tio Zé disse:

seg, 12/04/2010 - 01:57

Antes de mais nada vamos renovar esse vocabulario:

-Bullying = expressão em ingles para o ato de vandalismo, e intimidação que ocorre muito na cultura americana em suas escolas /*por causa do seu sistema "perfeito" de melhor pais do mundo... nossa la é tão perfeito<sarcasmo>*/... Essa expressão foi "introduzida" pela globo, estranho falar tão mal dela e mesmo assim usar uma expressão que ela mesma dissiminou...

-Tribo = outro esteriotipo vindo de medias de massas... deve se parar com isso... pessoas não são classificaveis nem divisiveis... qualquer forma de distinção é preconceito ou racismo o que não é certo de forma alguma...

-Otaku = otaku é uma expressão japonesa pra se definir "viciados", do tipo que dedica a vida a uma causa perdida, em alguma coisa como animes, que é o mais comum, até trens, armas, carros, etc... porem, o que vem ao caso, é que é um termo pejorativo, e de forma alguma é composto por um grupo de pessoas "felizes", são pessoas excluidas da sociedade com serios problemas comportamentais, familiares e profissionais. A maioria deles é "hikikomori"(pessoas que ficam trancadas em seus quartos, a maioria é sustentada pelos pais e não sai jamais de seu confinamento, porem, algumas, menos afetadas, ainda conseguem sair para ir a eventos de "manga"- sim, manga, la eles vendem mais que anime, não que este tambem não venda bastante- ou comprar alguma coisa). Por algum motivo aqui no brasil as pessoas pensam - Puxa... eu gosto de anime, então eu deve ser um "otaku"...

O que foi escrito acima são mais fatos do que opniões, apesar de eu ter colocado um pouco da minha opnião la, ela vem realmente agora...

Pessoalmente acho que esta classificação de otakus aqui no brasil degrine a sua imagem por si so, e se a globo interferir acredito que ela não vá pesquisar tão afundo de perceber as diferenças cruciais entre o "otaku brasileiro" e o "otaku japones", é provavel que ela use a versão japonesa e acabe com a honra e de qualquer jovem que venha e se auto-denominar otaku, afinal, a globo so coloca a sua opnião em foco, e quem estiver contra sera martelado ou esquecido...

imagem de y-hyde

y-hyde disse:

seg, 12/04/2010 - 10:50

era isso que precisava ser publicado na revista 'otaku' neo tokyo
eu concordo o/

imagem de O Pianista

O Pianista disse:

seg, 12/04/2010 - 13:58

Eu sabia que esse assunto iria acabar trazendo um comentário como o do Tio Zé, que disse que no Japão otaku é um termo pejorativo. De fato, mas aqui no Brasil, como ele mesmo disse, essa palavra acabou assumindo um outro significado, que é simplesmente a pessoa que gosta de animes. Alguns não querem ser chamados de otakus por causa disso, mas uma vez que essa é uma designação padrão, digamos assim, eu não vejo problema algum.
Enfim, minha resposta para essa questão se resume a um simples "E DAÍ?". Eu me considero um "otaku" porque gosto de animes e mangas, e leio e assisto porque gosto, mas é só isso. Mais de uma vez alguns amigos meus me convidaram para ir ao Anime Friends e eu não fui. De fato, nunca fui a um evento de anime, porque não tenho interesse nenhum nisso. Só ver os animes já está bom pra mim. Não vou fazer cosplay só porque os outros Otakus estão fazendo. Sou membro da "tribo"? Talvez, mas não é por isso que devo fazer tudo que eles fazem. Faço apenas o que gosto e o que quero fazer, e os meus gostos espontâneos talvez me aproximem mais dessa "tribo" que de outras, mas eu sinceramente não ligo pra isso. E como Einstein dizia "A tradição é a personalidade dos imbecis!"
Sou apenas como quero ser e não devo justificativa pra ninguém. É como diz aquela música Ayumi do Aqua Timez: "Não se justifique, nunca pra ninguém". Realmente, não devemos justificativa. É verdade que os otakus em geral podem ser mal-vistos pelas pessoas porque, não posso negar, alguns extremos como cosplay são hábitos estranhos. E aí eu volto a perguntar "E DAÍ?" E daí que os outros estão pensando mal de você? Você gosta das coisas que faz? Então faça, meu amigo, não tenha medo de ser feliz. Simples assim. Deixe que os outros pensem o que quiserem, a opinião de um idiota não muda a realidade. É como diz a Bíblia: "Se alguém é ignorante, deixa-o ser ignorante" - 1 Coríntios 14:38 (Tradução Literal de Robert Young)
Inclusive eu estive lendo algo sobre isso recentemente. Os nerds podem ser muitas vezes rejeitados ou mal-vistos e isso é muito bem exposto em programas idiotas da TV para adolescentes. Está escrito na Desciclopédia, exposto de modo cômico, mas não deixe da ser verdade "Todo otaku é nerd, mas nem todo nerd é otaku". Mas se você vive de um modo que gosta, fazendo o melhor pra você e não prejudicando os outros, então pra que é que você vai ligar para o que os outros pensam.
Só não deixe isso virar uma obssessão, como o Tio Zé falou, porque se você acabar vivendo em função de anime, isso te será prejudicial.
Demais comentários são supérfluos.

imagem de lariredditt

lariredditt disse:

seg, 12/04/2010 - 14:34

Bem, por uma coincidência do destino, preciso começar concordando com o início do que disse a Larissa ali em cima (que não sou eu, apesar do mesmo nome).
Nós ainda não sabemos nada sobre o que se vai falar do Japão. Pode ser da maneira que "Negócio da China" falou sobre a China, ou seja, quase nada; ou pode também ser como "Caminho das Índias" falou da Índia, que embora tenha sido sim muito fantasiado, pelo menos nos trouxe muito da cultura indiana que não conhecíamos E, o que é mais importante, nos incitou a pesquisar mais a fundo caso realmente tivéssemos interesse. Agora, isso tudo é diferente de ter 1 personagem otaku na novela que pode ser japonês ou não (pode ser um brasileiro otaku), sendo que estamos cientes de que se for "exportado" um verdadeiro otaku japonês e jogado no meio da sociedade brasileira, a imagem dos otakus brasileiros realmente estará acabada, porque acredito que todos concordem comigo que cada um dos telespectadores não terá o trabalho de ir pesquisar a diferença de um otaku no Japão (onde eles são realmente ostracizados e ridicularizados) dos otakus brasileiros, que não chegam a ser maníacos como "os" originais (embora infelizmente nós possamos encontrar um ou outro que eventualmente chegam sim...).
Outra coisa muito importante: o autor. Sabemos que há autores que ridicularizam as minorias que não conhecem ou das quais não gostam, e outros que não, que tentam mostrar pelo menos o mínimo do real. Se a Glória Perez está envolvida, há mais chances de não ser um desastre total, pq ela, apesar de fantasiar um bocado, pelo menos não costuma ridicularizar. E, além disso, e o MAIS IMPORTANTE é sabermos se será uma daquelas novelas que se passam nos dois países ou se simplesmente haverá um núcleo japonês no Brasil.
Bem, esperança de atores japones, quase nula... Já sabemos, né. Em Caminho das Índias botaram Caio Blat como indiano!!! Gente, nem se fosse um indiano com vitiligo no corpo inteiro dava pra engolir!
Bem, concluo dizendo que o ideal seria esperar para termos mais informações do quando de Japão vai ter na tal novela. E ainda, concordar que, dependendo do que tiver, esses otakus podem ter razão.

imagem de cronock

cronock disse:

ter, 13/04/2010 - 09:23

problemas nao é a globo sao os curiosos que a globo tras...e agente sabe que todo curioso só disgraça o nome dos veteranos...por isso esse preconseito com divulgaçao das "tribos" nao só otakus mas com os emos foi a msm coisa,com os punk etc etc etc

os otakus ja sabem que vao sofre pracaramba ainda mais no brasil onde "todos querem ser donos da verdade" mas vivem de mentiras.

imagem de Mark

Mark disse:

ter, 13/04/2010 - 15:11

poxa se tivesse realmente uma novela otaku seria legal , iria pelo menos divulgar os otakus não sou otaku mas curto algumas coisas deles ma a princípio curto mesmo a cultura Japonesa q eh muito rica ( como a do Brasil também q quase não eh bem explorada )
abraço a tds

imagem de GuardadoR

GuardadoR disse:

ter, 13/04/2010 - 17:36

Ultra zicada essa ideia ....
seria bom se foss igual caminho das indias mas faltará uma coisa...

as dancinhas :'D

imagem de Kib@ I

Kib@ I disse:

ter, 13/04/2010 - 17:51

Sinceramente não vejo o nenhum de alguém fazer um personagem "otaku" em uma novela mostrando o lado caracato ou não, isso vai altera o que você é ou deixa de ser, acredito que não. De fato em todos "tribos, grupos o que seja" sempre haverá pessoas descontentes ou contra vontade de alguém, como essas que criaram "#otakuscontraglobo" e nisso sacrificando e tarjando um todo “otaku” que podem ter gostado da idéia de ter um personagem “otaku" em uma novela.
E concordo com oq foi escrito “Bom, o que eu acho engraçado é uma “minoria”, um grupo/tribo/seiláoquevocêsvãochamar que reage tão mal a influências externas”
PS: faço parte desse mundo otaku

imagem de Lety

Lety disse:

ter, 13/04/2010 - 18:56

Isso que estão fazendo com o novelista é ridiculo mesmo, porque tem otaku por ai que quer que os Otakus continuem escondidos, para mim isso é puro egoísmo.

imagem de Shugoy-aprendiz

Shugoy-aprendiz disse:

ter, 13/04/2010 - 19:03

eu sou totalmente contra por um personagen OTAKU na novela.
pois a familia vem de fininho e pega ajente vendo anime e depois fica falando pelas costas
meu filho,amigo,namorado tem mais de 16 anos e fika vendo deseinho de criança.

isso para min ja da vontade de mata alguem imagina guando sai esta novela o tamanho do preconseito.
a anime friends tbm nao sera mais a mesmo pois pode ter muito preconseito sobre os otakus e isso pode mudar em algo

imagem de としあき Gabi-Chan

としあき Gabi-Chan disse:

ter, 13/04/2010 - 19:27

Olha, eu sou Otaku (pode crer... assisto animes desde pequena, sou super viciada em músicas Nipponicas, meu sonho é ir para lá, assisto não só animes pela tv, mas pelo pc tambem, e muito, a unica coisa que eu acho não fazer igual à um outro otaku, é fazer cosplayers, o resto...) E sinceramente, quando eu li lá em cima dizendo que iriam fazer uma novela voltada pro Japão, eu adorei! Pq tipo, eu não siou de ver novelas, mas aquela, "caminho das Indias" (sei lá, não lembro direito o nome) eu assistia de vez em quando, pq ela era diferente, dizia bastante sobre a cultura indigena... E pq não uma voltada pra cultura Japonesa?? Pow, super legal a ideia e como eles deixariam os otakus de fora?? Issso seria mais legal ainda!

Adorei o "Questão B!" v6 que o escreveram, estão de parabéns... E quanto ao pessoal que ficou de criançisse (pq isso pra mim foi criançisse, U.U tenho que tomar cuidado pra não criarem uma tag contra mim tbm... ) criando uma tag #otakuscontraglobo no Twitter e arrumando uma guerra contra o novelista, só tenho uma coisa à dizer...

anata ga i nai tame kore ijō ari masu ka? sorera wo mi tari , dono yō ni karera ga suru ishi nashi ni , shōsetsu after、 allno kenri wo hihan , wareware kono kuni de kurasa nakere "free",dare mo ga nani ka wo suki ni gimuzuke rare te iru ga , sonogo , futatabi anata wo nokoshi onaji koto wo hinan shi te iru kore wa chō oroka na , anata baka desu!

Subete no Kisu, penssemtoshite watashi wa i~tsu ta!

imagem de Ra =D

Ra =D disse:

ter, 13/04/2010 - 20:31

A cara, sei lá, sinceramente, eu fui contra essa idéia da novela, mas fiquei na minha... sinceramente? tem duas chances... o autor fazer um personagem nerdão otaku, na qual ele seja igual os otakus no Japão, e todos aqueles que são serão ridicularizados, ou então, vai virar moda... porque nem adianta, caiu no gosto do Brasil, vira moda por aqui... nao tem jeito... infelizmente... e o que vai acontecer com isso? todo mundo sendo "otaku" e sendo ridicularizados novamente, como aconeteçe com os emos, que caíram no meio popular... pra mim, fã é aquele que conhece por um amigo, ou internet, e que gosta porquo gosta, não porque é modinha, e infelizmente, isso vai acabar gerando um monte de "otakus posers"...

imagem de juju

juju disse:

ter, 13/04/2010 - 21:06

Eu acho engraçado que essa rádio quer crescer mas às vezes acaba menosprezando uma parcela da própria audiência.
Tiano, vc é chato.Vc pode pensar o que quiser, mas seja mais polido com as palavras.

"Tic"?

E quanto a novela, tomara que ela seja exibida e que o Walcyr se inspire nas fotografias que tirou.Vai ser, no mínimo ,interessante.

imagem de Rafael q

Rafael q disse:

ter, 13/04/2010 - 21:17

Eu entendo isso, mas talvez eles não queiram que ser otaku vire ~modinha~ como tudo que a globo faz, vira. Ex: indianos

Ai então algum retardado foi lá e fez uma tag dessas.

imagem de Voadora de Coturno na Nuca

Voadora de Coturno na Nuca disse:

ter, 13/04/2010 - 21:32

Realmente, as chances de mostrar os otakus como idiotas bitolados são ENORMES!

Tipo assim, eu gosto de ir em eventos de anime, gosto de videogames, gosto de assistir animes e "nerdar", mas isso não é o centro da minha vida. Já foi, mas saí dessa. Percebi que estava me transformando no que sempre mais odiei. Em um verdadeiro BABACA.

Esse mundo nerd-otaku é tão somente uma parte minúscula. Meu trabalho, meus estudos, meus amigos e principalmente minha família são INFINITAMENTE maiores do que isso tudo.

Cara, gostei do seu post. Tenho uma idéia bacana sobre um post a ser feito:

"Porquê otakus e nerds endeusam tanto as otomes e she-nerds, mas a maioria nunca pega nada?"

imagem de Pachi

Pachi disse:

ter, 13/04/2010 - 22:35

Acho que a raiz de tudo vem que me a maioria dos 'otakus', incluindo eu, ainda não esqueceu todos os erros e gafes que a Globo cometeu contra quem gostava de animes e derivados.

Por mais que esses gafes tenham mais de 3 anos... Mas aquela matéria do fantástico sobre "o casal de otakus que fugiu de casa" ainda incomoda muita gente.

Some isso mais um um rumor de uma novela com um personagem otaku, e todos os problemas das novelas já citados acima, e um medo terrível e estúpido. Pronto, chegamos a tag #Otakuscontraglobo.

Quando soube da história, fiquei com vergonha e raiva, mas não fiz muitos comentários sobre o assunto. Eu sou mais da parte "vivo a minha vida e foda-se o resto", afinal eu não incomodo ninguém!

Já fui em eventos de anime, já fiz cosplays (bem-feitos) e derivados, mas praticamente aposentei dessa vida. Agradeço as amizades que fiz, mas tem hora que eu tenho vontade de defenestrar todos esses chatos D:

anyway...

"Porquê otakus e nerds endeusam tanto as otomes e she-nerds, mas a maioria nunca pega nada?" >>> Também acho que merece um post \o²²²²²

imagem de Tiano

Tiano disse:

qua, 14/04/2010 - 00:44

Vocês que acertam a ortografia me divertem.
=)

imagem de Heep

Heep disse:

qua, 14/04/2010 - 00:58

Bom, eu tenho uma coisa simples, retro e patriota para falar
"Deutschland uber alles" okok BRIMKS
Cara, os otakus tem medo que a globo os difame assim como fez com os emos, e tudo mais
- nao, nao sou emo - mas o negocio é o seguinte, ngm percebe mas isso tudo é, sempre foi, e sempre vai ser uma FASE da vida, assim como a beatlemania na decada de 60, ou o woodstock [nao sei se ta certo] em 70, o emo em 2000, o otaku em 2010 [sim, ta todo mundo virando otaku, se vestindo de naruto, colocando chan e kun no nome e tudo mais].
Até um tempo atras eu me considerava um otaku, depois eu me considerava um "anti-moda"
mas tem gente que nao quer moda pra aparecer, hoje, eu nao sou nada, eu uso algo que eu gosto, ouço algo que eu gosto, me visto de um jeito que me agrada, mas tomo cuidado pra nao ir na "massa controlada pela midia", e EXISTE SIM, UMA MIDIA CONTROLADORA, O MARKETING É O CAPETA DESSE MUNDO, e isso vem sendo desde a 2 revolução industrial, onde bens nao necessarios foram criados e se tornaram necessarios, e uma dica, se você nasceu no brasil, você É brasileiro, e nao é porque tem funk e reboleichom que tem que odiar TUDO que existe aqui, a bossa nova, o samba antigo, os escritores, esse pais tem MUITA cultura, então saia um pouco da J.K. e do Rick Riordan e leia mais cultura brasileira, e além de tudo TENHA ORGULHO DE SER BRASILEIRO. porque eu tenho, pq isso só ta assim, porque nós perdemos fé em nosso país, e vamos procurar outras culturas

imagem de Tiano

Tiano disse:

sex, 16/04/2010 - 09:55

"(...)e uma dica, se você nasceu no brasil, você É brasileiro, e nao é porque tem funk e reboleichom que tem que odiar TUDO que existe aqui, a bossa nova, o samba antigo, os escritores, esse pais tem MUITA cultura, então saia um pouco da J.K. e do Rick Riordan e leia mais cultura brasileira, e além de tudo TENHA ORGULHO DE SER BRASILEIRO"

Isso dá programa.

imagem de Heep

Heep disse:

qua, 14/04/2010 - 00:59

Desculpa qualquer erro xD~

imagem de Dana

Dana disse:

qua, 14/04/2010 - 01:03

Acho que tudo isso é preconceito contra a Globo, coitada, oprimida e até mesmo apedrejada no mundo undergroud-alternativo!

xD

Porque não teve toda essa crise quando o personagem do "Toma Lá Dá Cá", apareceu como um fã de mangá tarado??

Acho que isso tudo é preconceito contra as novelas! XD

Ok,ok...mas sinceramente. Os fãs de cultura japonesa se sentem donos de TUDO que envolve o Japão!

Percebam que Walcyr Carrasco foi para o Japão, CONHECER o país. Ele não precisa ser um "otaku" para simpatizar e até mesmo começar a prender sobre o país. E bem, ele estando lá poderá observar bastante coisas da realidade japonesa, que inclusive, a maioria dos "otakus" brasileiros nunca conheceram , porque mal tiveram a oportunidade de sair do próprio bairro.

Então, eu não me dou ao trabalho de criticar alguém, sem antes saber/ver o que ele irá fazer!

(E só comentei porque isso aqui está bombando mesmo! xD)

imagem de Yama

Yama disse:

qua, 14/04/2010 - 02:03

Are baba!
Com tanto inshala, jamanta nao morreu, na chom, nao é brinquedo nao e muita nhanhaçao em lua cheia, alguem ainda acha q as novelas nao ridicularizam?
Independente de qual seja o autor, sempre vai ter um nucleo humoristico. Sendo novela das 7, maior ainda será o apelo humoristico!
Brasil quer é algo pra tirar sarro! Quer bordoes idiotas pra usar com a vizinha perebenta. Vide zorra total q é feito 100% de bordoes.
E digo q a globo (e mais um mundo e meio) sempre usou dos japoneses pra tirar sarro.
Sou descendente e entendo pq criaram tal twitter mas de modo algum achei sabio tacar pedras sem antes ver o resultado.
Mas nao vou me surpreender caso tenha um personagem q vai rir o tempo todo, sotaque carregado, falar né o tempo todo e vai ter um bordao no estilo desses dae d cima.
Nao se trata de guardar a cultura japonesa somente para si, se trata de falta de respeito com qualquer tipo de cultura e até deficiencia na qual a globo aborda em qualquer programa, seja novela até noticia do jonal nacional, sem antes haver a devida pesquisa.
Ou seja, o buraco é mais embaixo.
To certo ou to errado?

imagem de Tiano

Tiano disse:

sex, 16/04/2010 - 10:01

Eu realmente não acredito que não haja pesquisa.
E eu repito que DUVIDO que o Otaku retratado no Brasil seria um Sociopata, porque não é o tipo que vende, não é o tipo divertido e principalmente, não é o tipo brasileiro.

Agora, independente da Globo ou não, eu queria entender porque o mundo inteiro, para os otakus, não pode se interessar pela cultura japonesa E, consequentemente, errar as informações sobre o Japão. Pra mim, isso é aprendizado.

imagem de DSIan

DSIan disse:

qua, 14/04/2010 - 02:27

nada ver, tipo eh q a globo sempre faz merda, e se vai meter otaku na merda, nóis eh contra, alem do mais, vai te pia de 9 anos se chamando de otaku pq gosta de naruto e digimon 5(ambos dublados, sem guilherme briggs), e esse negocio da deciclopedia, kra, na deciclo vc le e ri, mas eh soh, num eh nada pra se levar a sehrio, se forem fazer, tomara q seja na novela das 9, pq a das 7 eh muito virado pra se eh q akilo pode se chamar comehdia, e garanto q se tiver um otaku msm, ele vai fugir de casa...

imagem de Tiano

Tiano disse:

sex, 16/04/2010 - 10:03

Bom, um Otaku não pode aceitar um garoto de 9 anos que vê digimon e acredita que é um Otaku. Entendi.
E porque isso seria mesmo? Porque ele não é tão real otaku quanto vocês.

E o que vocês vêem ou sabem com toda sua experiência?

E se ele fugir de casa, qual o problema? Não será um retrado inverídico. Leia minha postagem de baixo.

imagem de DSIan

DSIan disse:

dom, 18/04/2010 - 02:36

se ele fugir de casa, tipo, vai se repetir akela merda do fantastico, soh que 6 dias na semana!

imagem de Tiano

Tiano disse:

qua, 14/04/2010 - 10:40

Eu uma vez ouvi uma frase: "Se não gosta do reflexo, não olhe no espelho."

imagem de Michel Monge

Michel Monge disse:

qua, 14/04/2010 - 15:21

a Tio Zé que falou de Bullying, tentando dizer que ele não ocorre no nosso país, por favor saia de casa, ou leia uns artigos ou faça algo decente pela vida...

Ha vários livros no Brasil sobre o assunto e eles não são influenciados pela Globo, eu mesmo estou fazendo um estudo sobre o caso pra minha faculdade e posso te dizer, é um problema social grave e visto como "normal"...

Quanto ao assunto em si, sou otaku (não um graaaaaande otaku, pq n tenho grana, então cato oq consigo pela net, é um hobby que divide espaço com RPG e games e todos eles dividem espaço com coisas maiores, como minha faculdade, meu emprego e minha namorada) e acho q se o tema for colocado numa novela é apenas mais um motivo de que ha cada vez mais otakus, mais feiras, um indicador de que realmente a cultura oriental esta fazendo parte do cotidiano brasileiro, acho um processo natural, a repercussão depende do modo como irão tratar, alguem lembra de ter visto casal gay/lesbo se beijando e/ou transando? pois então, dizem que é pq o povo brasileiro não esta preparado, eu acho q são eles q não estão preparados e estão incutindo na mente do povão que eles ainda não devem aceitar relações homossexuais.
isso é bom?
definitivamente não

imagem de Tia Kô

Tia Kô disse:

qua, 14/04/2010 - 15:28

Eu concordo com o que foi posto no artigo (?), otakus são estranhos. Moro em São Paulo e freqüentar o bairro da Liberdade aos domingos é o mesmo que ir ao Zoológico ou um Safari, falo mesmo. Otakus dão motivo SIM para serem taxados de esquisitos e depois se fazem de desentendidos e vítimas de preconceito, sinceramente. Não bastassem usar bandanas/orelhas/wtf, precisam ir com o cosplay inteiro no meio da rua, embora isso não seja da minha conta... só é (muito) engraçado. Gritam, esperneiam, brincam de lutinha do meio do povo sem respeitar outras pessoas que estão só querendo entrar no metrô e ir pra casa. Bom senso é bom pra todo mundo e quem freqüenta a liberdade sabe bem como a coisa funciona. Fora as idas aos eventos logo pela manhã fazendo a maior algazarra nos vagões com gente cansada, eles mesmos criam a imagem de alguém ‘retardado’ e reclamam de ter de levar essa fardo, sobrando até para aqueles que são otakus, mas só querem curtir em paz, sem atrapalhar ninguém, porém acabam sendo generalizados pela maioria. É assim que a coisa funciona.

Essa atitude da globo é interessante, ao meu ver, até assistiria e eu nem vejo televisão. Porém eu vou partir em defesa dos otakus nesse quesito, mesmo acreditando que não seja esse o problema principal. Realmente eu acho que eles querem mesmo é ‘se esconder’ com medo que outras pessoas sejam ‘mais otakus’ ou que difamem a categoria (hauhuahua) deles. Mesmo eles próprios fazendo isso!

Como foi dito num dos comentários lá em cima, existem dois tipos de otaku, o pejorativo do Japão e a coisa retardada do Brasil e a diferença é bem visível. Com certeza a globo vai estudar o tal do otaku japonês e se realmente houver essa personagem o barraco está armado! Todos os otakus do Brasil vão ser MAIS acusados de estranhos, esquisitos e daí pra baixo, pelos mais velhos que assistem... Querendo ou não, generalizando bem, a maior parte das pessoas que assistem a esse tipo de novela ficam alienadas e se passou na TV é porque é verdade, ó meu Deus (sintam minha ironia). Muitos pais não tem interesse em saber sobre a vida que o filho leva, sobre as amizades dele, onde ele freqüenta, o que ele faz, enfim... embora os filhos também tenham vergonha de fazer isso. Na minha modesta opinião, a culpa é dos dois: pais e filho, não da globo. Como o Tiano já falou, novela = muita grana e as emissoras estão cagando e andando pra otakus ou seja lá quem você for.

Eu tenho uma comunicação muito boa com meus pais e já passei por uma situação parecida com a que eu coloquei no parágrafo de cima. Se lembram quando saiu na mídia o caso dos RPGistas assassinos? Meu pai deu risada quando os amigos dele disseram que tinham medo dessas coisas do capeta e ele respondeu: ‘Minha filha joga isso desde os 11 anos e nunca tentou me matar.’. Agora, cá entre nós, se eu não tivesse essa liberdade com os meus pais, ele tinha é queimado meus livros e feito eu engolir meus dados.

Minha opinião sincera é de que o problema está em casa, na educação e no bom senso individual. Um pai e uma mãe que não se interessam pelos interesses do filho estão passíveis a tirar dele algo que ele goste, porque sai na mídia que aquilo é errado, estranho ou o que for de ruim. Ao menos fazer um esforço para entender que mesmo não sendo do seu agrado, se o seu filho gosta, vale a pena dar uma chance. Ao passo que não vale a pena esconder isso dos seus pais, eles podem partir em sua defesa se for necessário, mudando a opinião de outras pessoas também. Mas também não vai adiantar de nada você fazer isso e sair na rua e provar por A+B que você é um completo idiota, incapacitado e delinquente. As pessoas na rua não querem saber se você trabalha numa multinacional, faz faculdade de medicina ou se você ganhou um Nobel... se você não se porta como um e não influencia seu amigos a serem assim. No final das contas, os otakus cavam a própria cova e a de outros coitados que não estão nem aí pra rótulos... e a emissora de TV vai ganhar zilhões de reais com a dor de cabeça alheia.

Nota: me desculpem pelo tamanho do texto e antes que alguém me bata, meu irmão é otaku e NÃO é assim, porque ele tem uma irmã com neurônios funcionantes.

imagem de DSIan

DSIan disse:

dom, 18/04/2010 - 02:44

tai, tiako, numa parte vc falo dos otakus filadapu no metro, eh a msm coisa q a globo falar dos RPG Killers...

imagem de Sonado_Alaikor

Sonado_Alaikor disse:

qua, 14/04/2010 - 22:59

“Tá errado, o certo é ‘ela é otome’, DUH!”

Sim eu vi gente esbravejar quanto a isso!!!

Serio, toda tribo urbana tem seus elementos ruins, infelizmente os Otakus brasileiros não estão longe disso. Temo ver eles se tornarem similares a aqueles velhos metaleiros carecas e fedorentos que acham que são os banbanbans e simplesmente estão fazendo feio até para o seu meio social...

imagem de Lady Nemesis

Lady Nemesis disse:

qui, 15/04/2010 - 00:10

Na verdade, o nosso problema são pessoas como você, que fazem de tudo pelos seus cinco minutinhos de fama.

Aproveite a polêmica até o próximo post polemico.

imagem de Tiano

Tiano disse:

sex, 16/04/2010 - 09:51

Tititi mandou avisar que Analista tem família e precisa pagar as contas, procure um.

imagem de Mukuro-Sama

Mukuro-Sama disse:

qui, 15/04/2010 - 09:50

Eai...não gostei da parte que falo normal...
normal é uma palavra mto estranha pensa no que é normal dps compara...
ex:uma pessoa de cadeira de rodas não é normal ?!
´sou otaku` sai com toquinha do kil e do naruto de dormi e td mais XD...
unirmos Aye !

imagem de Tiano

Tiano disse:

sex, 16/04/2010 - 10:09

Pois é, NÃO, uma pessoa de cadeira de rodas não é normal para a massa.
Em momento algum eu concordo com isso. Mas o normal é que pessoas andem com as próprias pernas.

Isso é sociedade malvada Vs Gente diferente.

Acho que já fiz um programa sobre isso, se não fiz, tá na hora.

imagem de Tia Kô

Tia Kô disse:

qui, 15/04/2010 - 12:10

Passei para elogiar o programa de ontem! Dei muita sorte porque eu estudo de noite e no horário do programa eu não deveria estar em casa, mas graças a uma prova eu pude chegar em casa mais cedo e pegar um pedaço do programa! Até minha mãe e meu irmão escutaram comigo e mandam parabéns!

Acho que esse tema merecia sim um segundo round. Mas fica uma sugestão, por que os otakus não vem aqui se manifestar um pouco mais? Porque até agora não vi nenhuma justificativa concreta e _decente_ do porque desse auê todo. Fikdik

Meus parabéns pelo programa!

imagem de Nana-sama

Nana-sama disse:

qui, 15/04/2010 - 12:56

Quem disse que seria ruim uma novela com um Otaku? Olha, eu acho que seria aquilo que 'estávamos precisando'. Sei lá, ser Otaku hoje é controverso ao ser normal. Um pouco de destaque ia cair muito bem. Eu mesma não sou Otaku completa, mas sim uma aspirante à uma. Não chego a ser viciada em assistir animes, no entanto esse mundo é parte fundamental na minha vida.
Por outro lado, poderia começar uma 'modinha'. É, isso aí é ruim: Juntar um bando de otários que querem apenas parecer legal e dizer 'olha, tô participando'.

imagem de Felipe M.

Felipe M. disse:

qui, 15/04/2010 - 15:22

EU concordo que a agressão gratuita dos otakus ao escritor foi um ato preciptado, mas se realmente vai ter o tema "Cultura Pop Japonesa" e os "Otaku" então acho que é melhor atacar mesmo. Claro que eu gostasria que essa cultura fosse disseminada e mostrada para os brasileiros, pois assim pode diminuir o preconceito e de certa forma ficará mais fácil ter acesso à coisas do gênero. Mas o ataque foi também devido ao fato da novela ser da emissora manipuladora que faria uma versão errônea do fato e o tornaria, de certa forma, tosco, sem contar que as novelas dessa emissora são muito tendenciosas o que poderia estragar ainda mais essa cultura que todos adoramos.
O problema não está em divulgar, mas sim o meio e o canal onde vai ser divulgado. A emissora em questão tem um histórico não confiável o que nos deixa preocupados, pois se a cultura "Otaku" for divulgada de forma errônea só vai aumentar o preconceito e as idéias negativas, então para evitar o ato da tag foi feito.
Bom, é isso.

imagem de Tiano

Tiano disse:

sex, 16/04/2010 - 10:14

Pois é, eu só queria entender quais as ideias negativas.
Tá TODO mundo mantendo a ideia do Otaku japonês na cabeça e só?

imagem de Tia Kô

Tia Kô disse:

qui, 15/04/2010 - 17:07

Concordo com o que o Felipe colocou a cima, mas em partes. Essa não é uma informação certa, ninguém sabe nem se realmente vai haver essa novela e/ou personagem otaku. Não adianta sair chutando o pau da barraca! A globo realmente é uma emissora de histórico suspeito e novelas tendenciosas, mas ninguém sabe de fato se essa personagem viria para algo bom ou ruim para a imagem dos otakus aqui.

Otakus por si só já passam uma imagem errônea deles mesmos. Lógico que estou generalizando e muito, mas basta ir na Liberdade ou em eventos grandes de Anime para ter a impressão de que se está num safari. A menoria são os otakus que tem opinião formada e bom senso, eu conheço diversos. Mas, porem, todavia, entretanto a maioria faz o rótulo de TODOS os otakus, isso é fato.

imagem de Saamy

Saamy disse:

qui, 15/04/2010 - 19:29

Só espero que ele não ridicularize total os Otakus e que represente legal(ê gíria xD)...
Se for assim eu até concordo '-'
Deicha o cara ser feliz fazendo a novela dele coisa e talz ._.

E que este Otaku não fuja de casa u.u"

imagem de não importa ! ._.

não importa ! ._. disse:

qui, 15/04/2010 - 20:07

eu acho que voces não deveriam falar assim de uma coisa tão relativa, tipo, eu não sou otaku, pelo menos não me acho otaku, e seria muito legal sim, uma novela sobre o Japão *-*. é, uma minoria muito mas culta do que voces ''normais'', assim como dizem, normal ? estranho ? o que é normal ? normal é o que todos são, uma coisa que não se define em estilo ! se voce não liga pra isso pra que ''ridicularizar'' os otakes/otomes ? ridiculos são voces que não sabe o que é cultura, queridos ! vão se informar pra falarem :*

imagem de Capetoider

Capetoider disse:

qui, 15/04/2010 - 21:04

devo confessar que achei estranha a ideia de ter um (? ou varios) otakus numa novela na globo... pensei principalmente em como iam retratar... e percebi... se fosse pra mostrar um otaku provavelmente mostraria alguem tipo o ikari shinji (evangelion)... tipo... falta um pouco mais de nerdice, e falar um pouco mais com outros ikaris shinjis... mas otaku é nerd (eu sou nerd/otaku \o/ ) e tipo... acho que não teria muita graça por alguem assim...

acrescentando... acho possível, de verdade, que praticamente tudo que aparece nos animes/mangas/games são possiveis (porque não?)... entretanto... uma coisa em especial acho impossivel... os animes de harem... alguem ai ja viu um esteriotipado nerd atrair tantas garotas apaixonadas por ele? isso sim é impossivel, um nerd, um otaku... nunca vai atrair tudo aquilo... isso sim é algo impossivel... não da mesmo... eu já desisti de acreditar nisso... ninguem me convence...

imagem de Mauricio Sena

Mauricio Sena disse:

sex, 16/04/2010 - 17:40

Sendo eu um otaku digo (escrevo =P):
Go for it, Carrasco! XD
O problema seria quando o casseta e planeta fosse complementar também.
Já parou pra pensar? Hélio de la Peña fazendo cosplay de Bob Makihara (Tenjou Tenge)?
(Viaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaja!)

imagem de としあきcesarcav

としあきcesarcav disse:

sab, 17/04/2010 - 16:18

eu acho que :
varias pessoas reclamao que as emissoras nao passam oq elas querem ver mas quando essa dita emissora resolvem passar oq a audiencia quer elas acabam se equivocando por naum saber sobre o assunto e acabam pregadas na cruz por isso, e as pessoas falam mal ai essa emisora desiste de fazer aquilo e as pessoas reclamao de novo por isso e tao dificil vencer os esteriotipos que as proprias pessoas constroem
essa e a minha opiniao mas creio que cada uma tem a sua!XD

imagem de DSIan

DSIan disse:

dom, 18/04/2010 - 02:56

se fosse o q queriam, naum reclamavam, se voce quer o problema eh seu(nem adianta quere brigar comigo, nem sei se vou voltar pra essa pagina)

imagem de Kyo_Sohma

Kyo_Sohma disse:

sab, 17/04/2010 - 17:58

Tem que ter um personagem otaku escroto na novela, ponho fé...
Sabe qual a situação nisso tudo? Esse otakus revoltz contra a globo estão é com medo de não terem mais uma identidade depois da novela, porque eles certamente fazem da procura pela cultura japonesa o resumo da sua vida...
Gente vamos aprender a viver... a vida é feita de momentos... pouco importa se voce é otaku, demente, cadeirante, japones, jamaicano, boliviano ou brasileiro... o que importa é voce viver sua vida pelas coisas que lhe trazem satisfação... e sinceramente... não acredito que vivendo uma busca como essa voce se satisfaça... Viva seus momentos... se a cultura japonesa é algo que voce goste, curta tudo que ela pode lhe oferecer, mas não impeça outras pessoas de terem suas opiniões sobre a mesma...
Acho que em resumo é isso...

imagem de DSIan

DSIan disse:

dom, 18/04/2010 - 03:00

opnioes erroneas q ofendem a nózes?

imagem de Breaker

Breaker disse:

seg, 19/04/2010 - 18:10

Até apoio a ideia de uma novela com um otaku *---*
Mais eu quero saber como eles vao representar ele .-.

"Um dia otakus vao dominar o mundo!!! /MUSAHUSHAUSHA"

imagem de DSIan

DSIan disse:

ter, 20/04/2010 - 00:05

"Um dia otakus vao dominar o mundo!!! /MUSAHUSHAUSHA"[2]

imagem de Abu

Abu disse:

qui, 22/04/2010 - 14:39

Cara se a novela divulgar o mundo otaku ,e virar modinha ser otaku ai vai ser uma merda!!!! e qualquer um vai falar AAA EU SOU OTAKU. sem saber nen mesmo o que e
. ai ate a banda cine vai dizer : AAA EU SOU OTAKU!!!

Ai cara mancha a reputaçao , eu sou contra a novela!!

imagem de Abu

Abu disse:

qui, 22/04/2010 - 14:41

Cara se a novela divulgar o mundo otaku ,e virar modinha ser otaku ai vai ser uma merda!!!! e qualquer um vai falar AAA EU SOU OTAKU. sem saber nen mesmo o que e
. ai ate a banda cine vai dizer : AAA EU SOU OTAKU!!!

Ai cara mancha a reputaçao , eu sou contraaa a novela!!

imagem de Paulo Edson

Paulo Edson disse:

dom, 25/04/2010 - 00:39

Para começar o texto está totalmente disfocado do que até é Otaku... o texto tá falando
em orelha de pikachu! meu deus.. o que isso tem a ver com Otaku?! Otaku não é cosplay!
tem que deixar isso bem claro! eu adoro ver anime, mas não curto de forma alguma me
vestir igual os personagens! conheço varios otakus... e nenhum mexe com cosplay...
gostar de anime não lhe torna um cosplay... é bom deixar isso bem claro.
Não sou contra a novela, até pq ser Otaku é algo mais comum que existe hoje em dia... no
meu curso até meu professor discute sobre o que aconteceu nos animes! não é questão
de idade.. e na minha sala de 5 alunos pelo menos 3 conhecem varios animes e por isso
são considerados otakus.. e possuem estilo de vida e etc totalmente diferente uma dos
outros.
Então só para deixar claro e resumindo, otaku é gostar de anime/mangá e apenas isso..
Não tem nada a ver com ser cosplay ou qualquer coisa do tipo e ñ tem um grupo
proprio ou limitado.. tem varios estilos de pessoas e etc.
Abraços.

imagem de ryuzak

ryuzak disse:

qua, 05/05/2010 - 19:48

o problema nao é ter um otaku na novela e sim o modo como os brasileiros fazem as coisas japonesas..., os atakus nao são como vcs estao dizendo, a maioria é apenas timida e intelectual, os otakus quase nao tem amigos verdadeiros ou que gostem das mesmas coisas por isso encontram o fim da solidao em meio a cultura japonesa.
Nós otakus nao queremos ser minoria ou nao ser expostos na midia, só queremos que nao destruao ou envergonhe o que tanto amamos.
ja viram o que os americanos fizerao contra nós? nos ridicularizarao fazendo da arte suprema do manga a filmes péssimos que só tiverao lucro devido aos que horao a serie e mesmo sem gostar comprao produtos.
entenderao agora? os americanos ja diminuirao nossa moral com toscos filmes inspirados em animes e agora os próprios brasileiros vao fazer isso através de novelas...

certas coisas só devem fazer quem realmente entendem do assunto, como diz o ditado: "a césar o que é de césar", então: aos japones o que é japones.