Qual a graça na desgraça?

seg, 15/06/2009 - 22:14 — Tiano

· · · ·

Um avião cai. Duas centenas morrem. Um vírus novo se propaga. Quase uma centena morre, milhares ficam infectados. Uma pessoa famosa é acusada de pedofilia. O tráfico parando uma avenida movimentada com tiros. Uma criança morre de forma trágica. Lemos, vemos, ouvimos isso constantemente.

Mas normalmente cada uma de uma vez. Repararam a falta de informação sobre a “terrível nova gripa suína”? Pois então, vai um Airbus com muita gente e a notícia da doença nova vira folhetim passado. Alguém sabe o que aconteceu realmente com o pai assassino da Isabella Nardoni? Será que os sequestradores da filha do Silvio Santos continuam presos? O quê? Você nem lembra que ela foi presa? Então. “A filha dele é a Maisa? Não. né! Eu sempre me confundo com essas coisas familiares e desgracentas.”

Aparentemente nossas fontes de informação gostam de se focar no terrível. Na desgraça. Na infelicidade. Na tragédia. E parece que só uma tragédia é o suficiente para se trabalhar dinheiro e jornal por um bom tempo. A tragédia passada perde a graça, virou embrulho de peixe. Quanto tempo demora pro acidente aéreo esfriar?

E vocês, o que pensam disso? Qual o interesse que, inegavelmente, nós demonstramos frente a essas notícias? Sim, porque não adiante fingir que não bate alguma curiosidade. Podemos, em segundo plano, repensar isso e deixar pra lá. Mas no primeiro instante, na manchete, nós vidramos o olho na tela/página.

Será que alimentamos esse comportamento da mídia? Ou seria ela que alimenta nossa fome de acidentes, desgraças e tristezas? Para levantarmos o debate, não deixe de nos ouvir nessa quarta-feira às 22h.

"" · permalink reduzido

imagem de AMF

AMF disse:

ter, 16/06/2009 - 00:34

Cê nem falou no caso Eloá, que pra mim foi o ÁPICE dessa loucura de querer fazer coberturas completíssimas de tragédias (teve até PLANTÃO na Globo pra cobrir a briguinha entre os ex-namorados). E pior que essa "tragédia fenomenal", segundo o Google Trends, gerou um volume de pesquisa tal que atingiu um pico aparentemente maior que QUALQUER outra notícia ruim que eu tenha visto, inclusive a gripe suína e o recente acidente do Airbus 447.

comofas///

imagem de Jorge dos Santos Valpaços

Jorge dos Santos Valpaços disse:

ter, 16/06/2009 - 09:06

Olá Tiano.

Sempre fui contra a cobertura da mídia que se foca apenas em tragédias. Acho que há realmente uma fórmula fácil em tornar sensacional a cobertura de qualquer ponto ruim ou que possa mobilizar emocionalmente a população. Retorno fácil, indústria da informação. Business man...

Mas ao mesmo tempo que vejo um certo conforto da imprensa, noto que não somos massas manipuladas, e buscamos essas informações também. Ora, não estou tirando a parcela (grande) de culpa da mídia, porém já notaram que seria simples nós mesmos mudarmos de canal. Simplesmente mudar nosso olhar, etc. Ou ainda, usarmos de forma construtiva as notícias ditas ruins, para serem estopins de processos de transformação social?

Algumas pessoas realmente apreciam as tragédias. Sem falso moralismo. Há pessoas que realmente gostam e perseguem desastres, etc. Porém não acredito que sejam todas. Há uma explicação psicológica acerca disso. Buscamos o que é ruim no externo para nos sentirmos melhores, mais seguros. Ora, se vemos tragédias a nosso redor, temos a segurança que há uma certa estabilidade em nós. Mas isso vai nos isolando cada vez mais, e assim são criados as psicoses relacionadas ao pânico e as fobias em geral. Minha sogra, por exemplo, tem medo até de sair de casa...

Eu não sou puritano e acredito sim que a mídia deva mostrar os problemas e desastres, mas não da forma que é feito, um espetáculo com coberturas extensas. As notícias ruins devem ser um índice, e não o foco do jornalismo. Além do quê há poucas iniciativas para mostrar o que de bom acontece. Lembro que no ano passado houve um movimento para que todos os jornais e revistas mostrassem boas notícias em suas capas. Não me recordo o nome, mas acho que por vezes falta mostrar o que há de correto nesse mundo cada vez mais complicado. Claro que não se pode ser tendencioso como o http://www.goodnewsnetwork.org/ que apenas mostra as flores e o mundo sem problemas. Há de ser achado o meio termo. Sempre...

imagem de Herb

Herb disse:

ter, 16/06/2009 - 09:52

Ah que saudades de comentar no blog =/ Sorte que hoje sobrou um tempinho e mesmo que não sobrasse, esse assunto merece reflexão.

Concordo com o que o Jorge muito bem disse. A mídia tem culpa, mas quem aceita a informação somos nós, quem liga a televisão, se espanta, se emociona, discute no bar e na esquina, compra o jornal pra debater na banca e criar inumeras teorias acerca da "disgraça do momento", somos nós, e isso é fato.

Porém discordo em partes que não somos massas manipuladas. Talvez não sejamos massas manipuiladas em termos específicos ao que se refere manipulação, mas somos sim manipulados por um sistema de aprendizado social que se construiu ao longo dos anos. E a mídia foi uma das grandes construtoras, ao lado e sobre a influência do estado, desse "consciente social", dessa "mente coletiva" que forma as classes menos críticas, e as vezes até as mais críticas da sociedade.

A tempos a sociedade tem como consciente coletivo que a mídia é dona da verdade, imune de críticas e erros, e toda bizarrice é tratada como mero teatro inofenciso. Pois bem, isso gera uma cegueira ao qual você se acostuma ao longo dos anos, por não ter o costume de olhar criticamente reportagens e programas, e por não ter ao lado pessoas que o estimulem a fazer isso.

O caso da Maísa por exemplo. Após semanas de extase onde todos achavam a menina prodígio uma atração, um simbolo de inteligencia e desenvoltura infantil e chegavam a esquecer a idade da criança quando incentivavam a participação dela junto ao "patrão", só após o choro da menina é que a venda começou a cair dos olhos. E aí começa a aparecer a desculpa mais comum e utilizada pela grande massa: A Culpa.

É fácil e cômodo para nós culparmos a mídia por seus atos, culpar os pais da menina por deixarem isso acontecer, mas como o Jorge disse, não vemos que quem tem o controle (da situação e o remoto X) somos nós. Quem decide aceitar ou não o teatro grotesco que a mídia gera a cerca desses fatos, somos nós.

Porém é dificil culpar até mesmo nós, pois como já disse, isso vem de um ensinamento pregado e aceito por gerações, e que dificilmente se dissipa, mesmo entre os que conseguem atingir um nível crítico alto. Estamos tão calejados por aceitar esses estímulos midiáticos, que as vezes as nossas próprias morais são cegas por esse conceito consumista, que nos vende tragédias e desgraças alheias como produtos de supermercado, e nós compramos.

Só para dar mais um exemplo desta cegueira que cerca o espetáculo da mídia, quando o Ayrton Senna morreu, milhões choraram e foram ao seu enterro, foi uma comoção nacional muito bem explorada pela mídia de todos os tipos. Porém dias depois uma mulher foi atropelada na Av. das Américas no Rio de Janeiro, e ficou estendida por 2 horas na pista, com carros passando por cima como se nada mais fosse que um cachorro (coisa que já seria terrível). A mulher era doméstica e estava grávida. A mídia pouco falou disso, e a "comoção nacional" não se deu conta do ato de barbárie que fora cometido. Os conceitos e morais foram tão trocados e confundidos nesse caso, que nos permitimos chorar a morte de um "herói nacional" mas nos fechamos diante da desumanização de um semelhante nosso.

Realmente é dificil fugir da cegueira, tirar a venda e criticar os ensinamentos e o senso comum que nos é passado, porém se não fizermos isso, quem fará por nós?

imagem de anonymousmandude

anonymousmandude disse:

ter, 16/06/2009 - 13:48

quero mais é que a mídia seja varrida do mapa. quero essa invenção demoníaca extinta da face da terra.

imagem de Jorge dos Santos Valpaços

Jorge dos Santos Valpaços disse:

ter, 16/06/2009 - 18:14

Caríssimo anonymousmandude, se pensar bem a Blast! faz parte da mídia. Mídia alternativa, porém mídia também. Não é negando algo que discordamos que iremos construir algo melhor. Mas mudando, ressignificando e apropriando o que há de coeso e justo disponível na mídia.

imagem de Herb

Herb disse:

qui, 18/06/2009 - 10:35

Muito bem dito, novamente XD

imagem de anonymousmandude

anonymousmandude disse:

ter, 16/06/2009 - 20:12

ah, mas é que esses caras são tão felas da puta que me dá raiva e me faz desejar isso. entendeu agora?

imagem de Maninhow

Maninhow disse:

ter, 16/06/2009 - 22:08

Hm.... A mídia em partes não é totalmente vísivel, ela propaga informações muito importantes à toda a população...
Mas se formos falar brevemente de jornais, só sai desgraça e porcaria (sinônimos, hãn), os jornais hoje em dia, focam muito mais as notícias ruins do que as boas, deixando de lado a cultura.
Hoje em dia, acho terrível o que a mídia faz com as pessoas, o ruim se torna o foco do assunto, você nunca chega e fala: Você viu o Brasil ganhou de 4x3, NÂO você fala: Você viu, sequestraram fulaninha que está presa em cativeiro e tal tal tal. Eloá, é um exemplo, hoje em dia, nem se ouve mais em falar dela! Isabela Nardoni é outro exemplo, a menina foi cruelmente morta e naum se sabe o destino do padrasto e da madrasta.
A mídia leva as coisas como o mar, a onda vai, vai, vai, fica no auge e quebra, chega na margem e para, tenta voltar mas nunca consegue, notícias vão e vem em nosso dia-a-dia que não percebemos nem que a TERRIVEL DENGUE sumiu do Rio de Janeiro, se lembram?
Pois entaum, a mídia difama artista e etc, tudo que fazem vira polêmica, e o que é bom é deixado de lado. A Maddona beijando de lingua a Brittney Spears é uma loucura, a Maddona beijando qualquer rapaz é besteira.
Tragédias passam e passam, crianças assistem mortes terríveis, como aquele desabamento do tunel lá em São Paulo/Rio de Janeiro.
A desgraça mesmo não possui graça nenhuma, mas possui uma coisa que chama CURIOSIDADE, que leva a mídia ao extremo para a famosííííííííííma GANÂNCIA pelo dinheiro e audiência.

Por fim, acho que aqueles que remoem as desgraças são os que mais brincam com a verdade de hoje em dia, há pessoas sofrendo por mortes tão sofridas quanto as espalhadas, mas até que achem algo dakele misterioso avião, ou algo tão bombastico quanto apareça e roube a cena, não terão tempo suficiente para trabalhar na Riqueza em matérias informativas à população!

imagem de Pachi

Pachi disse:

ter, 16/06/2009 - 23:41

Concordo com tudo que o Herb disse.

Realmente a mídia explora as tragédias, tornando-as verdadeiros espetáculos de drama. Mas parte da culpa também é de nós, que não vê isso com um olhar crítico... Se não gostamos, não é só simplismente mudar de canal?

Eu tento pelo menos abrir os olhos das pessoas que estão a minha volta... mas eu sou voto vencido lá em casa quando o assunto é o controle da tv -.-"

Mas não, as pessoas QUEREM assistir a tragédia, o sofrimento, enfim... o espetáculo.

Mas isso já está tão implementado na população que nem notamos isso. Por exemplo, numa revista de fofocas, o que você olha primeiro: o casamento daquela atriz famosa ou o último barraco que não sei quem aprontou no shopping?

Acho que a maioria sabe a resposta.

Mas temos que mudar isso...

Realmente é dificil fugir da cegueira, tirar a venda e criticar os ensinamentos e o senso comum que nos é passado, porém se não fizermos isso, quem fará por nós?[2]

imagem de Herb

Herb disse:

qui, 18/06/2009 - 10:34

Uhuuu \o/! ;D

imagem de Kami Sama

Kami Sama disse:

qui, 18/06/2009 - 09:46

Ah sei la,Nao eh bem apetite por desgraça,tem coisas importantes que que a midia deve expor como o caso do aviao air bus,imagina algum parente seu la dentro e voce nem saber que ele morreu o.o
ou entao se imagine viajando nele O.O
A filha do Silvio Santos foi sequestrada,e o kiko?
ela eh a filha do "patrao",mafioso e ricasso!
isso o povo tem que saber.

O que eh,o que eh? Ela pega um.pega geral e tambem vai pegar voce? NAO! NAO EH A ARMELINDA PEGADORA! eh a gripe suina que esta matando mais de mil!
Eh beeeeem importante tambem saber disso ,imagina nois aqui morrer com isso! (Gulp.)

E o caso Isabella Nardoni? os pais dela tacaram ela da janela, i dai?
I dai que os pais dela poderiam ser conheçidos seus, a Isabella podia ser sua amiga,ou namorada,ou noiva,ou amante(por que nao?¬¬)
claro que exageram um pouco,tipo...
Quando os Nardonii foram presos tinha um exercito de cidadoes com tijolos e tacos de baiseball afim de espanca-los.
O Brasil ficou varios dias de luto, e ficaram umas 2 semanas passando isso em todos os canais(LOL)
ai toda hora eu ligava a TV e tinha um traveco falando sobre a morte da menina.
-Aie zentse eu to idsigndada com a mortse dela. ('.')

~~//~~
Olha..
Nao eh interesse pela desgraça,sao coisas importantes que devemos saber.^^

imagem de Herb

Herb disse:

qui, 18/06/2009 - 10:33

Então, mas tipo, não estamos falando que a mídia não deva dar essas notícias. Estamos falando de como eles explorão a desgraça alheia e cegam o nosso bom senso a ponto de transformarmos tragédias em espetáculos grotescos.

imagem de Jorge dos Santos Valpaços

Jorge dos Santos Valpaços disse:

qui, 18/06/2009 - 12:09

Concordo com o Herb, e ainda tem o fator de apenas se expor as partes negativas. Claro que "temos que saber" vários assuntos, mas "temos que saber" a solução para esses problemas também. Sem contar que como várias pessoas disseram, há a exposição por muito tempo na mídia.

imagem de Tiano

Tiano disse:

qui, 18/06/2009 - 13:04

Seu comentário foi infeliz, beijos. Sem mais.

Questão B! das Desgraças | Rádio Blast! disse:

qui, 18/06/2009 - 13:04

[...] B! do nosso programa de debate muito querido. Dessa vez, a postagem vai em especial pra galera do Blog, que participou bastante da última discussão e fez comentários maravilhosos por [...]

imagem de Tulio Muniz

Tulio Muniz disse:

sab, 20/06/2009 - 08:41

Exatamente, a mídia na maioria das vezes só passa notícia trágica, pois esta que dá Ibope, nínguem quer saber do Dia da Árvore. Acho que é exatamente essa crença na mídia que nos faz aceitar tudo, às vezes quando a Globo escreve algo errado, eu comento, e não me surpreende se me responderem: " A Globo, errar?".
E a mídia que explora essas tragédias, muitas vezes gera outras tragédias, como o caso da princesa Diana (se não me engano), ou então o repórter inexperiente da Sônia Abrão ligando pro namorado da Elóa.
Eles pegam a pessoa que dará mais Ibope, teve mais crianças que foram defenestradas além da Isabela.
Alguém lembra do 11 de setembro? Aquilo durou décadas na TV, ou então quando caiu o avião aqui em congonhas. É importante falar disso? Claro que é, no quesito informativo, sem dúvidas. Mas explorar a tragédia chega a ser desumano, fazendo um paralelo com o Balanço Geral (eta coisa sensacionalista!), eles pegam QUALQUER coisa para notícia, "O homem da caverna", "A casa que tem espírito que toca arcodeão de noite", "A cidade que chove gelo", eu olho e digo : "wtf..", mas quando mostra eles entrevistando na rua, o pessoal se empolga, diz que assiste todo dia.

Sinceramente, eu acho que notícia boa não dá Ibope, pelo menos não pra grande maioria.

imagem de Bruno D.

Bruno D. disse:

ter, 30/06/2009 - 13:55

vou resumir:

O povo se interessa mais pela desgraça que pela conquista, por isso tanto sensacionalismo em cima de tanta tragédia, ao invés de almejar os pontos bons.