Como destruir um estilo musical

dom, 08/03/2009 - 16:06 — AMF

· ·

Olá. Para quem ainda não me conhece, meu nome nick é AMF, e sou o cara responsável por manter boa parte do site da Blast! no ar. Cara tal que, como muitos, é fã de algumas bandas e/ou estilos até então “undergrounds” no Brasil, e está vivenciando um momento mágico (e decisivo): o provável boom de sua popularidade por aqui graças à Grande Mídia.

No entanto, isso parece ser uma heresia para uma maioria esclarecida, dizendo sempre que a reputação das bandas/estilos que gostam vai ser “irreversivel e inevitavelmente manchada no Brasil”. E o pior: não é de hoje.

Deve ser um sofrimento do caralho, não? O seu tão-amado estilo musical será conhecido por outros, o que significa mais chances de seus artistas preferidos virem fazer shows para cá. De fato, uma heresia.

Mas não se preocupem! Eu, como pessoa que se preocupa com o bem-estar dos visitantes da Blast!, decidi fazer um miniguia para adiantar o inevitável e poupá-los de tanto sofrimento, que aliás já é aplicado pela já mencionada maioria esclarecida dos fãs.

1. Esperneie até a morte

A estratégia mais simples, e a mais comumente executada. Como dito antes, considere uma heresia toda e qualquer forma de publicidade do seu estilo. Diga que a Grande Mídia vai associar a música que você tanto ama a comportamentos antiéticos, politicamente incorretos e tudo mais.

Fazendo isso tudo, as chances de você e seu estilo musical serem comparados a outros estilos já destruídos e com fãs similares já aumentarão drasticamente, mas você quer apagar esse sofrimento da sua mente, certo? Então não pare por aí.

2. Cace os fãs novatos como se fossem bruxas

A pior coisa para seu estilo é definitivamente ele ser invadido por fãs novatos, vulgo “posers”. Claro, porque, se bobear, alguns deles podem vir a saber tanto quanto você — ou até mais — sobre as músicas e bandas que você gosta. Logo, os novatos são uma ameaça imediata, pois é uma questão de tempo até que você deixe de ser “cult” e “underground”.

O que fazer? Procurar outro estilo? Nananinanão. Por um momento, você precisa honrar o hino do país que você ama odiar: “Verás que um filho teu não foge à luta”. Faça os novatos pedirem para sair no melhor estilo Capitão Nascimento, diga que eles são, sem exceção, seguidores de modinhas e até mesmo o “câncer que vai matar seu estilo”, e a cereja do bolo: diga que eles não podem gostar, quanto mais se interessar, pelas músicas que você tem interesse (um bom e infalível argumento é dizer: “ah, vá se foder, você baixa meia-dúzia de músicas e já diz que é fã?”). E pronto, os pontos de reputação do seu estilo vão diminuir, mas pelo menos você está livre de ameaças!

3. Coloque-se numa bolha

Essa estratégia é usada principalmente por filhas fotologgers de escritores famosos de novela, além de pseudocomunistas (também fotologgers) agora VJs de programas sobre música. No entanto, aplica-se perfeitamente a este guia.

Quando alguém fizer alguma crítica sobre os seus artistas/músicas preferidos, sempre, sempre, sempre diga que o crítico é irracional, e mande-o “se foder”, principalmente se não for alguém da cena (veja item 2). Não importa o tom da crítica, elas são irrelevantes, pois se você gosta do que gosta (ou faz), é porque não há absolutamente nada de errado e dane-se o mundo que você não se chama Raimundo.

4. Ataque vorazmente quem disser um “a” errado sobre o seu estilo

Se alguém se propuser a escrever um artigo sobre o seu estilo, assuma sempre que essa pessoa é tão sabida quanto você no assunto (o que, dependendo da sua interpretação, contraria um pouco o item 2, logo tendo um efeito ainda melhor). Leia o artigo com atenção, e caso encontre um erro, solte as feras. Pode ser um erro de digitação, um erro de concordância, não importa. Se for uma pessoa da cena, melhor, aí dá pra dizer que é um “traidor do movimento”.

Caso não haja nada aparentemente errado com o texto, procure brechas, especialmente se o autor não for da cena. Procure pontuação invisível, afinal as pessoas fora da cena são analfabetas e não sabem onde colocar vírgulas, dois-pontos e acentos onde você quer que estejam, porque senão não tem como atacá-los.

5. Diminua seu QI

O último prego no caixão é, se é que ainda não o fez, garantir a semenhança entre você e um pé de salsinha frente a um EEG (™ Cardoso). Invente que há uma conspiração liderada pela Grande Mídia querendo destruir a cultura mundial, e diga que são nazistas. Excomungue pessoas da cena que porventura discordarem deste guia. Interprete informações erroneamente de propósito. ESCREVA EM CAPS LOCK. Etc, etc, etc.

Não há estilo musical que resista.

Conclusão

É realmente uma pena ver uma cena que eu antes achava esclarecida ser composta por pessoas hipócritas, incapazes de enxergar um palmo de distância do nariz. São o mesmo tipo de gente que odeiam tanto. Basta um estilo ganhar popularidade entre as massas que a máscara dos fãs veteranos cai, e é exatamente essa atitude barulhenta contra isso que destrói reputações de estilos, bandas e o que mais for. E os fãs novatos, coitados, vão perder a chance de gostar de algo novo de novo, e vão continuar relegados às mesmas coisas de sempre.

Mas não vai ser por isso que vou parar de ouvir o que gosto.

share · permalink reduzido

imagem de dk3

dk3 disse:

dom, 08/03/2009 - 19:51

E afinal de contas, qual seu estilo musical?

imagem de Lê

disse:

dom, 08/03/2009 - 21:56

e isso é relevante? ._.

imagem de pimentel

pimentel disse:

dom, 08/03/2009 - 20:10

Li o post e achei muito bom, estou disposta a erguer a bandeira da paz e ver o que vai acontecer, não vou deixar de gostar de tudo isso por que pessoas novas estão chegando, mas faço um pedido: que esse movimento seja devidamente esclarecido por pessoas que entendem de verdade e que passem informações sobre cada estilo minuciosamente, especialmente sobre o estilo oshare kei, que envolve na maioria das bandas (se não todas) androginia, hoje vi um documentário na TV futura, achei sensacional, é uma rede de televisão que sabe falar as coisas com delicadeza, outro canal que já vi falando sobre a cultura japonesa, só que em são Paulo, é a TV cultura, um programa chamado pé na rua mandou um de seus jovens repórteres para uma baladinha oriental, e la eles falaram sobre o estilo musical, a forma de vestir e até como dançar pra não fazer feio em uma balada dessas, provavelmente se o blog e a programação fossem pra um canal desses não aconteceria toda essa confusão... Mas como já disse anteriormente e espero que os outros também concordem, estou disposta a deixar rolar sem me importar, afinal hoje no tal documentário, descobri os japoneses gostam muito de ouvir nossa musica, a repórter até comentou que em Tóquio, em todos os restaurantes que ela entrou (restaurante de culinária oriental mesmo) tocavam musicas daqui, e um dos entrevistados disse que eles gostam muito de musicas em geral, principalmente as nossas, então por que não permitir que nossos turistas orientais tão queridos venham e se sintam em casa?!

imagem de Larissa

Larissa disse:

dom, 08/03/2009 - 20:59

melhor texto de todos os tempos. Todo mundo esquece que uns aninhos atras (as vezes nem isso) todos nós fomos novatos... o fato de termos conhecido antes nos torna diferentes desses novats de hoje pq?

é incrivel isso u-u

imagem de Bayu

Bayu disse:

dom, 08/03/2009 - 21:02

Até agora não vi alguém falar coisa mais certa.

Realmente é irritante ter que ouvir pessoas falando 'merda' sobre o 'estouro' do jrock, que vai virar modinha e coisa de emo. Não tem pessoa que aguente ouvir tanta bobagem de pessoas que se dizem 'fãs' e 'entendidas' do assunto.

Muito disso de 'você é novato e não sabe porra nennuma' acontece com os fãs 'tru de verdade verdadeira' do Dir en Grey, o que é, no mínimo, patético! Mas não importa.

A única coisa que, talvez eu não tenha entendido, eu tenho que rebater é sobre a história do artigo. CLARO que se você quer escrever um artigo sobre uma coisa ou você pesquisa ou você sabe do que está falando. Não adianta tentar escrever pra algum tipo de mídia e só falar bobagem, principalmente hoje em dia que tem tudo na internet (apesar de ser necessário filtragem, não é?).

Fora isso, não posso concordar mais.

Eu, como fã, quero é mais que o Jrock estoure, vire mania, moda, sei lá mais o que. Eu quero ver minha banda favorita (Sound Horizon) sendo reconhecida aqui! Quero ver o Hyper Techno (TechPara) virando febre e ganhando festas por aqui! Quero mais é que a cultura japonesa tome conta do país de uma vez. Porque, se é música boa, a única coisa que merece mesmo é reconhecimento!

Desejar que o Jrock, ou qualquer outro estilo, se atenha a um pequeno grupo já saiu da linha da mediocridade e virou burrice.

É a famosa sindrome, in-su-por-tá-vel, do Underground.

E, o pior de tudo, não tem argumento que esses 'fãs tru de verdade verdadeira 666froumréuseguidoresdomanasama' aceitem, afinal, eles estão sempre certo e o mundo é errado e podre!

Pa-té-ti-co!

Anyway, bom artigo.

imagem de AMF

AMF disse:

dom, 08/03/2009 - 21:20

"CLARO que se você quer escrever um artigo sobre uma coisa ou você pesquisa ou você sabe do que está falando."

Sim, com certeza. O problema é que os "mais esclarecidos" automaticamente assumem má fé quando encontram QUALQUER disparate, e aí caem de boca.

imagem de Bayu

Bayu disse:

dom, 08/03/2009 - 22:00

Ah, sim, agora eu entendi o que você quis dizer com o trecho!

Então não tenho o que discordar de nada do que você disse.

Só tenho a acrescentar que eu acho que quem vai acabar com a 'cena' (odeio falar assim) vão ser os 'esclarecidinhos'.

imagem de Herb

Herb disse:

dom, 08/03/2009 - 21:42

GE.NI.AL.

Acho que foi um dos melhores artigos sobre a relação entre Fans e Música.

Realmente não tiro nada doq vc disse.

O maior medo de quem gosta de um estilo em que dentro de determinado grupo, vc seja a pessoa mais "entendida" do assunto, é se deparar com outros grupos que possam conter pessoas com um nível de conhecimento igual ou maior que o seu.

E como vc disse, qto mais divulgado o estilo, mais chances de aparecerem pessoas que comecem a curtir, e acabem expandindo o conhecimento mtuuu além do seu.

Resumindo, genial o artigo, parabéns de coração! =D

imagem de Lê

disse:

dom, 08/03/2009 - 21:55

por isso que ele é o meu namorado <3 e sim, você tem TODA a razão. não cabe a mim dizer nada, tudo já foi dito no seu texto.

imagem de Tiano

Tiano disse:

dom, 08/03/2009 - 23:15

AMF merece um beijo na boca.
Faley!

LETÌCIA!

imagem de Strider

Strider disse:

seg, 09/03/2009 - 08:35

Simplesmente digno demais!

É de impressionar como algo que deveria ser aceito com alegria está se tornando motivo de debates infindaveis e aborrecimentos.

E o pior, sem nem AO MENOS ter ocorrido ainda... pq os caras que fazem parte da moda de odiar modinhas nem tiveram ainda o j-rcok popularizado, eles estão trabalhando com a POSSIVEL ideia disso ^^

Eu tenho minha banda de j-rock e ficaria muito feliz de poder tocar em mais lugares, ter maior publico, assistir ( e sonhando alto quem sabe até abrir) shows dos meus artistas favoritos...

Dya neh!

imagem de としあき

としあき disse:

seg, 09/03/2009 - 12:24

Tem muita,muita gente que é idiota mesmo,que parece seguir essa cartilha ao pé da letra...Eu já encontrei muita gente idiota assim...Você está de parabéns pelo texto...

imagem de としあき

としあき disse:

seg, 09/03/2009 - 12:27

...E aliás, é como eu sempre digo por aí..."Não adianta! A banda não é só sua!!! Por mais que você queira,eles não vão ir aí na sua casa para fazer um showzinho só para você!!!"
Pessoalzinho para não cair na real...

imagem de としあき

としあき disse:

seg, 09/03/2009 - 14:20

so uma pergunta... e quem garante q td isso q vcs taum fazendo vai ser bom??...ou q realmente vaum ter fans q gostaum a ponto d dar 150 reais em um show ou.... apreciar o estilo naum estraga-lo??e q realmente vai ter uma grande massa apreciando a 'cena' naum enojando ela??

imagem de .

. disse:

seg, 09/03/2009 - 15:44

1º: aprenda a escrever
2º: isso, pra não ter fãs que vão "estragar" o estilo, não vamos deixar ter nenhum fã ò_ó realmente, uma ótima justificativa (Y)

imagem de Louise Hikari

Louise Hikari disse:

seg, 09/03/2009 - 16:47

Achei ótimo o seu texto!

"Todo mundo esquece que uns aninhos atras (as vezes nem isso) todos nós fomos novatos... o fato de termos conhecido antes nos torna diferentes desses novatos de hoje pq?" [2]

Fico muito irritada com essa postura de "eu conheço mais e há mais tempo j-rock que todo mundo". Mesmo que fosse verdade, o que essas pessoas tem feito com esse "suuuper conhecimento"? Poucos tiveram a força de vontade, a determinação necessária de criar meios para divulgar o estilo que julgavam bom demais pra ser conhecido apenas por poucos. JaME, Rádio Blast, todos os que já fizeram blogs de downloads o dvd, J-Rock no Sekai, Japanvisualkei, J-Rock Utilidades, fóruns e muitos outros meios, as bandas covers por exemplo que sempre eram super maltratadas pela produção nos eventos de anime, mas sempre estiveram lá pra divulgar o J-Rock. Depois de um esforço enorme (de poucos =/) ao invés de todos agradecerem e usufruirem dos shows, só sabem reclamar e criticar tudo que já foi feito. Esse processo todo foi demorado e claro que várias coisas poderiam ter sido feitas de maneiras melhores. Mas acredito que tudo foi feito com as ferramentas que se tinham e muitas vezes não era falta de bom senso, de capacidade das pessoas. Num momento, esses sabe-tudo ficavam dizendo "poxa, ninguém entende o que estamos fazendo, ninguém sabe o que J-Rock, Visual Kei etcs, essas pessoas tem que aprender, eles não tem mente-aberta blablabla", mas aí quando as pessoas começaram a conhecer, gostar e ajudar a popularizar o estilo, os sabe-tudo disseram "olha eles aí, conheceram ontem e acham que sabem tudo blablabla". Quem se dizia "culto e livre de preconceitos, por isso que curto j-rock" fica agora discriminando os novos fãs e clamando o J-Rock pra si. Isso é um absurdo, uma imbecilidade sem tamanho. As bandas as quais eles são fãs ficariam ultra desapontadas de ouvir e ver as confusões que rolam. Essa gente é teimosa e não enxerga que a sua própria postura que anda afetando o cenário. As pessoas que mal tão chegando e "de modinha" (segundo a justificativa desses sabe-tudo idiotas) indo em todos os shows sem conhecer as músicas ajudam mais do que esses reclamões aí, que ficam se guardando pra ver alguma banda de nome em francês, esquisito e cheia de caracteres especiais que ninguém conhece. Claro que ninguém é obrigado a ir em shows de bandas que não se gosta, mas o problema é que muitas vezes essa gente não quer admitir que gosta de coisas "da moda" também. Ficam avacalhando qualquer envolvido, tentando se colocar como mais especial e fã de verdade porque só vai no show da banda que conhece a discografia de trás pra frente e de frente pra trás. Isso é muito exagero. As pessoas precisam cair na real. É preciso dar apoio aos divulgadores, às bandas principalmente. Quem imaginou que teríamos tantos shows aqui tão rápido (digo, não rápido, mais rápido do que estávamos preparados)? Acho que tem uma galera cuspindo feio nas boas oportunidades de se divertir nos shows, de fazer amigos, de ajudar os outros a melhorar o trabalho que desenvolvem. Se a fanbase continuar com os surtinhos descritos no seu texto, esse cenário não vai pra frente. Vamos esperar que o melhor aconteça.

Abraços! Desculpem-me o super big texto. a_a"

imagem de としあき

としあき disse:

seg, 09/03/2009 - 19:41

Parabéns pelo texto!

Talvez assim as pessoas percebam o quanto são ridículas ao discutirem a pronúncia de nomes de bandas, e/ou mostrarem para todos há quanto tempo e o quanto conhecem de j-music.

Se é bom, nada mais justo do que obter reconhecimento. E é muito bom, sim(!), que vire “modinha”, afinal de contas, quem não gostaria de ir ao show de sua banda favorita?!

P.S.: se alguém puder responder, eu gostaria de saber a quem o texto se refere, em: " filhas fotologgers de escritores famosos de novela, além de pseudocomunistas (também fotologgers) agora VJs de programas sobre música. "

imagem de AMF

AMF disse:

seg, 09/03/2009 - 22:10

"discutirem a pronúncia de nomes de bandas"

Eu nem quis entrar nesse mérito, e ainda tem uns mais chatos que querem porque querem que suas bandas/músicas favoritas sejam escritas com todos os tremeliques a que porventura tenham direito.

imagem de iori

iori disse:

ter, 10/03/2009 - 00:03

Foi você que começou alterando a grafia dos nomes de bandas nos meus textos, hehehe =D

imagem de AMF

AMF disse:

ter, 10/03/2009 - 04:00

Ah, mas AÍ são outros quinhentos, no caso um post de blog. Quero dizer, nas minhas revisões eu gradativamente venho assumindo uma postura mais neutra quanto a isso, geralmente deixando esse tipo de coisa passar (mesmo se a graia for "oficialmente errada"). Mas algumas grafias são inconvencionais de uma forma tal ("Mr.Children", tudo junto) que eu JURAVA com os pés juntos que fossem typos...

E o "querer por querer" era no sentido de agressividade mesmo lol. Do tipo sair xingando alguém só porque não se refere, por exemplo, ao Linux como "GNU/Linux". Xingando MESMO, o que nos bastidores aqui não chega a acontecer. Não comigo, pelo menos.

Mas ok, confesso que ainda não vi ninguém reclamando no blog da MTV que eles escreveram "Monoral" e "Buck-Tick" nas fotos.

imagem de BiazinhaH

BiazinhaH disse:

seg, 09/03/2009 - 23:45

seu nome é Andre materazzo Ferreira? oO AMF?

imagem de AMF

AMF disse:

ter, 10/03/2009 - 04:09

Strike one.

imagem de T

T disse:

ter, 10/03/2009 - 02:26

1°legal... legal...
2°"discutirem a pronúncia de nomes de bandas": ok !!é um erro então falar a prununcia certa?...

AMF: erro seu..."Cace os fãs novatos como se fossem bruxas" gosto de j rock a um bom tempo (6anos) e o que vejo é, pessoas sempre falando o que é certo para outras que tão realmente começando a gostar e ajudando !(como a pronúncia certa...) isso quando... não é um cara que só diz gosta pq assistiu death note !pq viu na mtv e semana que vem vai ta escutando outra coisa e criticando j rock ou uma fagirl que não ta nem ae pra banda só que saber quem é o + bonito!
agora me diz !!!pra que alguem que realmente gosta vai perde tempo com esse tipo?

3°não confunda "gostar" com ser fã!!!

só resumi o que as pessoas ( chamadas por vc's de "caras que fazem parte da moda de odiar modinhas" ou 'undergroud') realmente pensa!!

imagem de AMF

AMF disse:

ter, 10/03/2009 - 04:21

O que você acha do fato de a MTV, mesmo tendo a LUCIDEZ de chamar FÃS DE J-MUSIC IGUAIS A MIM E A VOCÊ pra fazer um blog no site deles, receberem uma porrada de comentários raivosos dizendo que "a MTV estragou mais um estilo musical blablablá whiskas sachê"?

imagem de thi

thi disse:

ter, 10/03/2009 - 22:50

Excelente o texto. ;)

imagem de T

T disse:

qua, 11/03/2009 - 05:15

AMF !!!
acho que são pessoas que não viram o lado bom só perceberam o lada RUIM!!
na MINHA opinião acho ruim de alguns que tão falando mal do krizalid !!!

em fim !! só pessoas com opiniões diferentes da suas !!
( MINHA opinião! acho ruim de alguns que tão falando mal do krizalid !!!)

+ só o tempo vai dizer quem tem razão vc ou eles! se num acha?

imagem de AMF

AMF disse:

qua, 11/03/2009 - 15:24

Ok, já vi que vou ter que ser direto. Em relação ao seu comentário anterior:

* Não, não é erro nenhum dizer a pronúncia/grafia certa. O erro é XINGAR por causa de tais erros.
* "Caçar novatos como bruxas" era uma hipérbole.
* Se "gostar de j-music há anos" dá moral, eu gosto disso há uns 8 ou 9 anos.
* Você está subestimando o poder das minorias barulhentas, se é que os fãs raivosos SEJAM uma minoria como você disse (e mesmo que não sejam, só o fato de serem BARULHENTOS já destrói as chances de j-music ser apreciada normalmente).

E sinceramente, NINGUÉM é obrigado a dar razão a um bandigente que vive dentro de uma redoma e que querem porque querem evitar que j-music caia no mainstream. "Os fins justificam os meios" não cola mais.

imagem de T

T disse:

qui, 12/03/2009 - 04:14

humm ok !! vamos lá !!
1° disse que a minoria é esse tipo que vc descreveu !! que leva tudo ao extremo de realmente odiar tudo !!

2° "isso quando... não é um cara que só diz gosta pq assistiu death note !pq viu na mtv e semana que vem vai ta escutando outra coisa e criticando j rock ou uma fagirl que não ta nem ae pra banda só que saber quem é o + bonito!" <<<< agora a grande maioria é totalmente contra a essa parte que eu mencionei , entendeu ?

agora o que vc tem a dizer :

visual gay eh pra otaku gordo afeminado
keune // 16.02.09 às 01h50 otaku merece tomar RAID! caraliz veio

se essa merda estourar de vez na minha
cidade vou rir afu

eh nois heheheh
paulo_sp // 16.02.09 às 01h47 v-k continua sendo uma coisa bem gaY!

paulo_sp // 16.02.09 às 01h46 viva os emos japoneses
pedohel // 16.02.09 às 01h45 gotico, emo ou visual kei...pra mim ISSO É UMA BICHONA

então quer dizer que a moda desse ano é fazer chapinha no pixaim, mt maquiagem
e um visual gay?
gente, o emo voltou!
bee-doo // 16.02.09 às 01h07

é ruim querer evitar isso ?
como eu disse no post anterior cara!! não é a popularização que tão querendo evitar, ( bom tem 00,1%que quer) é esse tipo de coisa !!bom...PERSPECTIVA !! uns vão achar bom outros ruim !!

imagem de AMF

AMF disse:

qui, 12/03/2009 - 14:06

Gente torcendo o nariz é inevitável para QUALQUER coisa nova.

Reclamar disso é BURRICE, porque aí o preconceito AUMENTA.

imagem de としあき

としあき disse:

qui, 12/03/2009 - 20:02

"Gente torcendo o nariz é inevitável para QUALQUER coisa nova.

Reclamar disso é BURRICE, porque aí o preconceito AUMENTA.!"

isso se enquandra a vc também por esta reclamando aqui ?

imagem de AMF

AMF disse:

qui, 12/03/2009 - 23:00

Eu gostaria que o espertalhão apontasse ONDE que há algo que possa remeter a uma "reclamação". No post E nos comentários.

Pois eu realmente creio que ironizar os fãs chorões de j-music é tudo, MENOS "reclamar". Ou "chorar".

imagem de AMF

AMF disse:

qui, 12/03/2009 - 23:22

Na boa, cansei. Não sei se sou eu, se são os nipotards, mas cansei de discutir com nipotard. Isso desgasta. E muito.

O meu texto pelo visto atingiu, nos meus parâmetros, uma margem satisfatória de penetração, e fico feliz que muitas pessoas abriram os olhos, estando dispostas a encarar os rumos de j-music com olhares positivos, em vez de só ficar pensando no pior.

Notem que NÃO nego o "pior". Já cansei de dizer que as pessoas são conservadoras por impulso, como anticorpos em vasos sanguíneos. Mas pode ser que a massa se acostume.

Atenção ao "pode ser". Não há fórmula mágica para j-music ser aceita, mas HÁ fórmula mágica para j-music NÃO ser aceita. Uma delas é o guia deste post. Afinal de contas, para descer, todo santo ajuda.

Enfim, cansei. Missão cumprida.

imagem de T

T disse:

sex, 13/03/2009 - 03:09

também acho que ironizar fãs chorões que se dizem de "MENTE ABERTA" não é reclamar !!!

"e fico feliz que muitas pessoas abriram os olhos, estando dispostas a encarar os rumos de j-music com olhares positivos, em vez de só ficar pensando no pior."

as mesmas pessoas que apoiaram desde o começo, só!!!

acabo por aqui.

imagem de Pachi

Pachi disse:

sab, 14/03/2009 - 02:29

Parabéns! Adorei o texto ^^

Pior que isso não é só com j-music, acontece com qualquer banda ou gênero aqui... E eu já vi e ouvi inúmeras vezes essa 'fórmula' ser aplicada.

(lembra quando meu primo falou sobre a banda Nightwish, que depois que a banda estourou os fãs começaram a zoar todo mundo que conheceu a banda depois... isso aconteceu com ele, mas poxa, e dai? Ele procurou, pesquisou e hoje tem quase a discografia inteira da banda!!! Sabe mais do que muito reclamão por aí...)

É realmente chato p/ os novatos que estão interessados num estilo novo e ninguém vem ajudar! Eu conheço a j-music faz um ano e meio... sorte que existem(poucas) pessoas que estão dispostas a divulgar essa música. Além de eu fazer a maior propaganda possível, suportando todas as piadas até as pessoas me entenderem...

Esses fãs devem ser masoquistas... o pessoal come o pão que o diabo amassou p/ conseguir informações/músicas/vídeos (tudo bem que existe o Google, mas nem todo mundo sabe inglês/japonês bem...), são taxados de "estranhos" e quando surge a chance de tudo melhorar, banda vir pra cá ou até poder comprar o cd sem ter que importar...Começam a reclamar que nem umas crianças mimadas! Isso é realmente frustante ò_ó

Se for pra virar "moda" (se bem que eu acho dificil, tão achando que o j-rock vai virar o novo nxzero O.o), que vire!!! Pelo menos as pessoas escutam algo realmente diferente pra variar XD

E , eu não sei eles, MAS EU QUERO QUE TENHA MAIS SHOWS AQUI, QUERO CONHECER MAIS BANDAS, QUERO COMPRAR MEU CD SEM PRECISAR IMPORTAR, QUERO QUE O MEU ESTILO SEJA, PELO MENOS, RESPEITADO E APRECIADO.

(escrevi tudo em caps lock só pra dar destaque, ok XD)

Meus parabéns e abraços,
Pachi

imagem de Kami Sama

Kami Sama disse:

seg, 16/03/2009 - 21:12

Isso ai é zuação né?

"PUTA KEU PARIU !!11"

imagem de Sakura

Sakura disse:

ter, 24/03/2009 - 09:01

Perfeito o texto.

N poderia expressar melhor o q eu sinto em relação a essa maldita sindrome de Underground

Vc está de parabéns =D

imagem de marlon-sam

marlon-sam disse:

ter, 31/03/2009 - 11:14

quem gosta de gazette ? add marlon.cantor@hotmail.com