Topo ▲ - Conteúdo - Lateral - Navegação - Rodapé

Você ouve ou você vê?

Por Sachi em sex, 08/08/2008 - 13:36

Olá, leitores e ouvintes! Estamos num post interessante desta vez, porque é época de “interposts”: enquanto trabalho nos posts do artista do mês e dos outros importantes posts de nosso blog, acho relevante que discutamos sobre outros assuntos, afinal, estamos aqui para trocar informações sobre jmusic, né?

Vagueando pela internet sem uma intenção muito fixa de achar algo interessante, deparei-me com algo legal e resolvi dividir com vocês. Achei um link de um blog dedicado exclusivamente a bandas de Jrock não-visuais. Até aí não me surpreendi. O interessante foi o motivo que o dono do site deu pra sua existência. Na descrição ele dizia que era voltado ao público que já não aguentava mais tanto enfoque para bandas visuais, porque as pessoas pareciam só ligar pra isso. Por isso, ele teria feito um espaço na internet para discussão do restante das bandas que não se enquadram no estilo, mas que nem por isso deixam de ser boas.

Isso me fez pensar um pouco. Realmente, as pessoas seguem as bandas pelo que vêem ou pelo que ouvem? Então resolvi trazer isso pra cá, espero que entendam minhas colocações e se possível, deixe sua opinião sobre o assunto após ler o conteúdo dessa postagem.

Quem já estudou um pouco sobre o porquê do “ideal” do visual kei deve saber que, quando se construiu toda essa identidade visual para as bandas, não se tinha como objetivo disfarçar uma provavel falta de capacidade no quesito composições musicais com um visual bonitinho. As primeiras bandas do estilo, muito pelo contrário, preocupavam-se de fato em fazer música de qualidade e ao mesmo tempo chocar a sociedade utilizando-se de vestimentas e atitudes inusitadas para tal.

Maaas, ainda não estamos aqui pra falar sobre a história do visual kei. O que aconteceu foi que o estilo acabou pouco a pouco sendo incorporado por uma parte da juventude japonesa, e misteriosamente, agora que temos a globalização a nosso favor, o visual kei parece ter sido escolhido por grande parte dos adeptos do rock japonês em outros países como “estilo supremo”. Isso pode ser bom, mas ao mesmo tempo é perigoso. O que o rapazinho disse sobre as bandas não-visuais é uma verdade de fato. Os ideais do visual kei não são tudo na música, mesmo porque grande parte dos fãs de jrock nem ao menos conhece tais ideais.

O que eu queria saber dos ouvintes é mais ou menos isso: o que lhe chama a atenção quando procura uma banda: o que você vê ou o que você ouve? Lembrando que, de forma alguma, estou dizendo que as bandas visuais têm músicas mais fracas que as não-visuais. Como dito no início do post, as bandas visuais costumam realmente se preocupar com o som, muitas vezes tanto quanto com o visual, e o estilo visual kei é de fato meu favorito. Mas gostaria de saber o que vocês acham também, mesmo para poder preparar postagens mais abrangentes, pra que possamos discutir bem direitinho todas as vertentes que consigamos da jmusic. Espero a participação de vocês =D

Até mais!

Compartilhe

Comentários

としあき < fabiano XD

sex, 08/08/2008 - 14:03

normalmente eu vo atras d bandas recomendadas ou por artistas q eu conheça =B mas ter um visual ajuda pakas

Sachi

sex, 08/08/2008 - 22:11

Quando temos boas recomendações realmente fica bem melhor pra se conhecer as bandas... porque quando é recomendada geralmente é pelo som ou pelo estilo ne~~?  E eu também acho a produção visual muito interessante^^

:*

AMF

sex, 08/08/2008 - 14:37

Eu SEMPRE vou pelo que ouço. Foi assim que conheci e me apaixonei por X Japan, Nightmare, Luna Sea, Kagrra e outras bandas, VK ou não, japas ou não.

A única exceção é o Miyavi D:

Sachi

sex, 08/08/2008 - 22:08

Acho que assim temos condição de ter um bom julgamento ne~~?

 

Valeu por comentar^^

Yoshi

sex, 08/08/2008 - 17:37

Eu curtu pelo oq eu ouço, pq se fosse o caso de gostar pelo oq eu vejo eu naum baixaria nenhum CD...xD

Sachi

sex, 08/08/2008 - 21:56

Ahahahaha Visual kei é realmente... estranho hehehe

mas acho que é questão de costume^^

Vinicius Guimarães

sex, 08/08/2008 - 20:39

Como diz nossa ou nosso amiga(o) Yoshi o visual das bandas japonesas são estremamente horriveis e naum me agrada mesmo porque da a impreção de estar curtindo algo nojento, gay e emo. Por isso eu vou pelo o que eu escuto, a banda tem que ter tecnica e muitas bandas japonesas naum sabem o que é isso, pensam que é rock mais muitas vezes é j-pop, hip hop, eletronico, new metal, new wave, ou ainda ritmos que se aproximam do pagode e sertanejo. Muitos reclamam das animes songs mas é o que os japoneses sabem fazer de melhor, é raro bandas com Asian Kung-fu Generation que alem de tecnica tem um que e estilo meio Indie o que a torna uma das melhores bandas de todos os tempos, o melhor é que o vocalista tem uma voz que combina com seu ritmo de musica. Muitas bandas japonesas só ficam gritando pensando que é metal europeu, mas naum sabem que tem que aprender a fazer um ritmo que combine com a sua capacidade de voz. Por isso preferem se apegar a coisas como visuais escrotos que como ja disse antes se aproximam ao visual de emos, se o objetivo era chocar os outros concerteza conseguiram tanto que saum rejeitados em muitos lugares do planeta se ao invez disso se preoculpacem com tecnica, aprenderem a tocar um instrumento de verdade e ainda a cantarem direito, não ia precisar de mais nada e muito menos de visual escroto.

PS: Parece que o Punk Pirulito ganhou mais um nome bonitiho para poder vender cds alem de emo agora visual key.

Sachi

sex, 08/08/2008 - 21:50

Bem, na verdade, gostar ou não do visual é uma questão extremamente pessoal. Mas quanto ao que você disse sobre a música, acho que você se equivocou um pouco. Obviamente não estou aqui pra dizer que todas as bandas visual kei sejam boas, mas não concordo com o que diz quando afirma que elas "copiam europeus", e também não concordo quando diz que eles não sabem fazer rock e confundem o estilo com pop, e outros. Creio que pesquisando um pouco mais a fundo sobre o estilo você vai ver que a variedade de estilos existe no jrock assim como existe no restante do mundo. E outra coisa, as melhores musicas em questão de composição não são as de anime, as de anime geralmente são escolhidas por aceitação do público, ou por contratos com gravadoras, ou seja, algo normalmente comercial. E se for argumentar sobre "técnica", retire o que disse sobre o Asian Kung-Fu Generation, já que é uma banda extremamente simplista em questões de composição, compare com Versailles por exemplo, que é visual... técnica eles tem sobrando^^ é complicado fazermos essas afirmações sem antes termos certeza das coisas... mas respeito sua opinião, apesar de achá-la equivocada^^

 

Obrigada pela participação

Suiyama

sab, 09/08/2008 - 14:31

Eu costumo escolher por sugestões ou pelo que ouço na rádio, daí vou atrás...
Visual por visual, eu ouviria aquelas garotinhas seminuas que se encontra em qualquer lugar. =D
Abraço!

Sachi

seg, 11/08/2008 - 11:17

Muito obrigada por participar, acho interessante inclusive saber que a rádio influencia no que vocês ouvintes possam vir a PROCURAR de verdade. Porque quando faço programas cmo o j-neration é esse o intuito que sigo, apresentar bandas pra que sejam pesquisadas posteriormente, não apenas tocar algo que vocês venham a esquecer depois...

E o que você disse sobre visuais tem certo sentido ahahaha seria realmente mais fácil procurar por visuais que puxassem pro lado mais provocante ne~~?

Marcelo

dom, 10/08/2008 - 14:47

Eu sempre busco ouvir tambem, antes de se ligar no visual, o que pra min é algo natural: vc naum vai gostar de uma pessoa, por exemplo, só vendo o que ela veste, como se comporta ou por onde anda, mas sim ouvindo a sua voz e conversamdo com ela. Mas com certeza o visual me ajuda na impressão.
Quando encontro alguma coisa nova, pode ser de uma ou duas música até um album inteiro que cai na minha mão, eu dou uma lida numa biografia da banda/artista e busco lê alguma entrevista ou ver um clipe tambem, antes de continuar a me aprofundar. Eu tenho sorte, quase sempre eu encontro algo que revoluciona minha cabeça.
Mas o bacana que eu acho no Visual Kei é a referência, a memória que ele dá. O impacto é grande, eu me lembro quando vi pela primeira vez uma banda de visual, mas por eu ser de outra cultura, achei super estranho! Mas quando vi de perto, descobri muita banda ótima, tanto na performance como na técnica, mas o que me faz lembrar delas é o visual. É uma jogada comercial. isso tem um impacto maior em um público menos exigente, que prega nas bandas mais facilmente pelo visual. Isso acontece em todos os estilos de música.
Esse negócio da imagem deles faz, hoje, eles se tornarem únicos, e imagino que seja por isso que tem uma galera considerando eles a referencia, a ponta da motanha do rock no Japão, porque chamaram a atenção do ocidental também. Isso é projeção de cultura, projeção do orgulho musical pop japonês! Isso é saudável, isso é lindo, e eu concordo com essa galera, porque o visual kei é único pela imagem, que influencia a música e vice-e-versa. Acredito que não há referancia, nem sonora, de algo fora do Japão feito como o Visual Kei.

um abração!

Sachi

seg, 11/08/2008 - 11:25

O que você comentou sobre um provável motivo de tamanho sucesso do estilo fora do Japão mesmo sendo mal visto dentro do próprio país faz sentido Marcelo. Realmente pra nós ocidentais o visual choca muito mais do que pra eles que já estão "se acostumando" com isso. Mas eles só estão um pouco mais acostumados pelo motivo de é um movimento ativo desde os anos 80, mesmo que esteja seguindo um caminho um tanto quanto diferente da proposta original atualmente. Quando à jogada comercial, é parte verdade, parte não. Visual kei pode ser considerado algo comercial sim, mas não ESSENCIALMENTE comercial se é que me entende, porque o estilo não é bem aceito no Japão, então não tem tanto sentido dizer que eles se utilizam disso pra vender... mas ao mesmo tempo temos exemplos como o Janne Da Arc que usou do VK como trampolim para se estabilizar no mercado e depois abandonou o estilo por já ter conseguido dele o que eles planejavam. Está vendo como é complicado dar certezas sobre o VK? Isso é intrigante hahaha

Mas falando sobre outro assunto, acho muito importante que demos mesmo mais atenção ao som, o visual é super legal mesmo, mas não é o mais importante, as vezes podemos gostar do visual de uma determinada banda e não gostar do som, o que é frequente.

Valeu mesmo por sua participação tão constante^^ Abraço!

Mih

dom, 10/08/2008 - 19:30

tem muitas bandas com visual foda pra caramba q num tocam nda ou
muitas bandas oshares q são só homens fofinhos mas num tocam bem..
assim como existem bandas com uma aparencia "simples" e tocam muuito ou ainda bandas oshares com uma aparência "fofa" ateh msmo forçada..mas com um som curtivel..
é claro q as vezes vejo o visual dos kras e acho legal então resolvo ouvir..
mas muitas vezes me decepciono e não ouço mais..
o.O'
geralmente ouço em radios me interesso e pesquiso uma determinada banda..
ou então me passam músicas via msn e assim em diante...

a aparência ajuda principalmente em sites em q não tem como vc ter uma "prévia" das músicas..
uma boa solução é procurar o myspace das bandas..
comecei a gostar de Suicide Ali assim..
pq no começo a aparência deles não me atraiu nem um pouco pra ouvi-los
xD

ps:num respondi direito neh?!
haha
*burra*

Sachi

seg, 11/08/2008 - 21:32

Sim sim Mih, você chamou atenção a uma coisa que ninguem até agora só você e o Fabiano falaram. Mesmo que seja mais importante o som que o visual, o visual CONTA, negativa ou positivamente. Até agora todos tão metendo o pau... e ninguem exceto os dois relatou casos em que o visual tenha servido pra seu papel, de chamar atenção pra banda para daí você poder julgar se é boa ou não.

Respondeu direito sim, e estou muito grata pela participação o/

Fernando

seg, 11/08/2008 - 17:07

Nossa a pagina ta bem movimentada nunca vi isso.......rssssssssss

Fizeram comentarios muito bons aqui, mas o que mais me chamou a atenção foi o que esse Vinicius falou. É evidente que ele acabou de conhecer a radio.
No entanto até entendo o que ele quis dizer. Quando ele comparou com emos e punks talvez seja porque esses estilos taum badalados nos estados unidos tem o mesmo principio do visual no japão. Ambos vivem em um mercado muito saturado e para conseguir espaços criam meios de chocar a população com o visual, assim eles podem ser bonitinhos para atrair um publico mais conservador como ser horriveis atraindo um publico alternativo que segue a moda do naum moda. Isso permite que o visual criado, fique na mente de cada pessoa, que possuem os mais diferentes gostos possiveis. Assim eles tambem conseguem se manter na midia e consequentemente conseguem vender mais cds.
Como quaisquer outras bandas uns se baseiam em tecnica para futuramente se tornarem classicas, e outras preferem ficar so no visual, pois alem serem menos habilidosas conseguem um mercado alternativo. Pois se arriscarem a se tornarem tecnicas podem parar de vender pois o mercado passa a ser outro.
É evidente que o visual caiu no gosto da população do mundo inteiro que nem emos e punks, mas ainda os tres saum bastante rejeitados. Mesmo aqueles mais experientes e tecnicos, ou ainda bandas que priorizam as letras e tecnicas consagradas como o movimento Indie, naum conseguem ser aceitas.
Isso ocorre porque as pessoas tem mania de serem prepotentes e acharem que sabem de tudo e de todos, dai pensam "ai que cara nojento esse visual escroto deve ser que nem sua tecnica e origem". É ridiculo esse tipo de preconceito, naum é porque a banda canta japones e tem um visual mais "dark ou no jento" ou ainda bonitinho que a banda é ruim.
Eu gosto da ideologia de cada banda visual, porque cada banda pensa diferente e isso é o melhor, naum é que nem Hip Hop, pagode, sertanejo, funk, soul, rock melodico ou metal. Muitos desses estilos segue um padrão e todas as bandas de mesmo estilo saum iguais. O exemplo classico é Kiss e Slipkinot, Iron Maiden e Van Halen, The Strokes e Arctic Monkeys, Helloween e Angra, Night Wish e Evanescence, Nickelback e U2 e etc.
Naum sou o mais qualificado para discutir tecnica pois conheço muito pouco Rock Japones. Mas naum pode negar que muitas bandas como Alice Nine tem uma tecnica e solo muito parecido com rock europeu principalmente Helloween. Muitos acham que há bandas que copiam o New Metal do Slipknot e do Link Park misturando dois estilos em uma musica só, essa é a explicação de muitas musicas J-rock serem meio hip hop ou meio outro estilo, no entanto o que muita gente naum sabe é que esse estilo de mistureba é proveniente do jápão e quem copiou foram os ocidentais.
É inegavel tambem a presença do indie no japão, que saum bandas mais preocupadas com as letras do que a tecnica Asian é isso, simples e profundo. No entanto como vc mesmo disse Sachi, Versailles é bem superior em questrão de tecnica mas é outro estilo de musica que naum da para comparar.
É logico que tudo isso é apenas influencias pois a j-music tem uma caracteristica propia. Eu diria para o Vinicius que se fosse pegar o Brasil atual, ele viria que nosso pais tem mais falta de estilo, tecnica e senso de nação que antes. Alem disso o Brasil tem muitas influencias que se comparado ao Japão, coitado do nosso pais, que nem sequer pode dizer que tem musica. Por isso bandas como Casei de ser sexy com um estilo de musica japones e NXZero com estilo emo naum param de aparecer. Ateh Renato Russo e companhia que tinha um estilo mais proprio, possuia muita influencia, por isso ele fez a musica Geração Coca-Cola criticando a sociedade de seguir d+ culturas de outros paises, naum era apenas uma critica mais tambem um reflexo dele, e por isso ele era considerado bom.
O fato é que temos que procurar bandas pelo o que a gente ouve e naum pelo que nos vemos, isso garante uma certeza maior na hora de seguir a banda pois saberemos que possuem tecnica e naum somente um visual. A Blast ajuda seus ouvintes nisso, faz eles irem atraz de musicas na net embora isso seja meio complicado. Talvez seja porque eu comecei a uns 5 meses no maximo a procurar, por isso tenho dificuldades de encontar um site decente para baixar os cds, geralmente saum todos europeus com links quebrados, mas mesmo assim sempre dou um jeito e consigo baixar....rssssssss
Particularmente naum gosto de visual talvez seja um pouco de preconceito da minha parte mas naum consigu acostumar, e quase nenhuma toca bem. É logico que tem exceções, mas nem esses, devo ser concervador demais rsssssssssss. Talvez no maximo Miyavi e Uverworld, na minha opinião entre os dois Miyavi é mais tecnico, talvez porque acho Uverworld pop e bonitinho d+, no entanto naum gosto muito de nenhum. Prefiro bandas mais esquecidas.

Valeu Sachi, adorei essa sua ideia para discutimos aqui......bjs

Sachi

seg, 11/08/2008 - 21:26

Olha... demorei pra ler teu comentário =D Fiquei muito feliz por você ter tido a disposição de expor tão detalhadamente sua visão sobre o assunto. E o que você escreveu é muito interessante Fernando... vamos lá então, comentar sobre seu comentario hehe
Muito cuidado quando diz que as "bandas visuais vão melhorando sua técnica pra se tornar clássicas ou continuam na mesma por falta de habilidade ou pra vender", quando eles montam uma banda visual kei, não quer dizer que eles tenham um estilo "cru" ou "fraco" que precise ser melhorado ou não... não é bem por aí. Mas concordo que muitas bandas de visual kei não tem mesmo habilidade nem técnica, isso é comum, assim como nas bandas não visuais ou ocidentais.
O que você falou sobre minha comparação de Versailles e Asian Kung-Fu Generation está corretíssimo colega, são mesmo estilos diferentes e seria um erro compará-los em questão musical, o que eu quis dizer é que uma banda vk pode muito bem se utilizar de muito mais técnica do que uma não visual, que é o caso das bandas citadas, obviamente o Asian não usa porque não combina com seu estilo, mas falando aquilo eu quis provar apenas que é um erro muito grande dizer que banda VK nenhuma tem técnica.
E sobre as influências musicais, é claro que as bandas japonesas vão se parecer muitas vezes com as ocidentais... isso é completamente normal, afinal... gente... os japoneses fazem parte do mesmo planeta que nós, eles não inventaram um estilo novo, estamos falando AINDA de Rock, independente de ser japonês ou não. Por isso dizer que "copiam" é que é o erro, mas a influência é visível obviamente.

Gostei muito do seu comentário, muito obrigada!

Kalkha

ter, 12/08/2008 - 17:16

tive preguiça de ler essas parada tdo..
mas axei style ;)

Sachi

qua, 13/08/2008 - 11:59

AHuahuahSUhasuhaSUhaush tinha que ser o Kalkha xDDD~~

pelo menos você tentou ne~~

ou não xD

Sobre

  • Toda segunda, quarta e sexta
  • A partir das 19h
  • Os principais lançamentos e especiais temáticos sobre pop e rock japonês, do mainstream ao underground
  • No ar há mais de um ano na programação

a apresentadora

  • Sachi
  • De Vila Velha, ES
  • Fã inquestionável de j-rock, especialmente SID, MUCC e bandas clássicas
  • Fã de j-rock/visual kei
  • Fã também de rock ocidental, especialmente o clássico
  • Apresenta também o B!EM FEITO todo domingo, das 17h às 19h